O UK Music Hall Of Fame foi um evento, lançado em 2004, que durou menos de quatro anos e foi encerrado discretamente por falta de financiamento.
O evento inaugural, realizado no Hackney Empire no leste de Londres, teve 10 artistas introduzidos – dois de cada década, dos anos 1950 aos 1990 – artistas como Madonna e Bono estavam presentes para pegar seus prêmios, enquanto Priscilla Presley compareceu para receber o de Elvis.
No segundo ano, foi ainda maior. A cerimônia foi transferida para o icônico Alexandria Palace, no norte de Londres. O Pink Floyd foi introduzido por Pete Townshend, guitarrista do The Who. Jimi Hendrix recebeu uma introdução póstuma do baterista Mitch Mitchell e do guitarrista Slash. E, claro, Ozzy Osbourne e Black Sabbath foram reconhecidos no Hall Of Fame britânico.
“Brian May nos introduziu”, escreveu Tony Iommi em sua autobiografia, Iron Man: My Journey Through Heaven and Hell with Black Sabbath. “Houve um pouco de confusão, porque Sharon queria que Angus Young, do AC/DC, fizesse isso. Eu queria Brian. Então ela queria que Angus e Brian fizessem isso juntos, mas Brian simplesmente não queria fazer dessa forma”.
E acrescentou: “Estou feliz que ele tenha se mantido firme. Ele não ia fazer isso e eu tive que ligar para Brian e dizer: ‘Por favor, faça isso por mim’. Ele veio e fez um ótimo discurso, absolutamente fantástico. Fiquei muito orgulhoso dele.”
No final, Ozzy – o artista solo – foi introduzido por Angus e, como você pode esperar, o discurso foi menos efusivo.
“Angus Young disse cerca de três palavras”, escreveu Iommi. “Bem, suas primeiras palavras foram: ‘Olá, você pode me ouvir? Você pode me ouvir?’ Ele provavelmente é tão bom em falar quanto eu nessas malditas ocasiões.”
A apresentação do Black Sabbath foi notável por alguns motivos. Primeiro, seria a última vez que todos os quatro membros originais tocariam juntos no palco. E segundo, por algo que aconteceu durante a curta apresentação, no qual a banda tocou a introdução de Sabbath Bloody Sabbath antes de começar Paranoid. Na metade da música, um sorriso atrevido surgiu no rosto de Ozzy e ele se virou para encarar o baterista Bill Ward, abaixou as calças e mostrou a bunda para o público.
Ozzy, que supostamente teve essa atitude porque o público não estava curtindo a música tanto quanto ele achava que deveria, “roubou a cena”, de acordo com a BBC, que continuou dizendo que recebeu uma ovação de pé no clímax da música.
Iommi, por sua vez, estava menos entusiasmado. “Eu vi a bunda do Ozzy mais vezes do que a minha”, disse ele.
Veja o vídeo abaixo: