E a discussão de quem inventou e ou fez primeiro o famoso gesto dos chifrinhos com os dedos ganha mais um capítulo. Agora, o baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, em entrevista ao Trunk Nation, é quem reclama a paternidade do símbolo, afirmando que fazia o símbolo bem antes de Ronnie James Dio.
“Tenho feito esse sinal desde… tenho fotos minhas fazendo isso desde 1971. E eu sempre costumava fazer isso na parte lenta da música Black Sabbath, um pouco antes de ir para a parte rápida no final. Eu fazia esse sinal para o público”, comentou Geezer.
“Nos primeiros shows da turnê Heaven and Hell, Ronnie estava dizendo: ‘quando eu estou subindo no palco, todo mundo está fazendo o sinal da paz para mim, e isso é uma coisa do Ozzy. Eu sinto que deveria estar fazendo algo em troca para eles’. Aí, ele perguntou: ‘o que é aquele sinal que você faz em Black Sabbath? E eu mostrei a ele o sinal, e ele começou a fazer e o tornou famoso”, explicou o baixista.
Na mesma entrevista, Geezer Butler fora questionado sobre o motivo de ter deixado Dio popularizar o símbolo. O baixista disse: “Não pensei muito nisso. Como eu disse, tenho fotos minhas fazendo isso em 1971.E era apenas uma alternativa aos sinais de paz de Ozzy, eu estava fazendo isso. E se você olhar a capa do álbum Yellow Submarine [Beatles], o personagem de desenho animado de John Lennon está fazendo isso, em 1966, ou o que quer que seja. Portanto, é um sinal antigo”.
Depois da publicação da entrevista, Butler usou as redes sociais para esclarecer que ele não inventou o sinal dos chifrinhos. “Eu só compartilhei um momento do palco entre Ronnie [James Dio] e eu. Ronnie o tornou famoso, e sempre estará associado a ele, independentemente do que os outros digam. Além disso, eu não quero que as pessoas pensem que eu estava zombando de Ronnie de alguma forma. Ele foi um dos meus amigos mais queridos de todos os tempos, e sempre sentirei saudades dele e de nossa amizade”.
Just to clarify..I did not say I invented the ‘devil horns’ hand sign, I always used it in the song Black Sabbath. I merely shared an onstage moment between Ronnie and me. Ronnie made it famous, and it will always be associated with him, regardless of what anyone else says.
— Geezer Butler (@geezerbutler) March 9, 2021
Also, I do not want people to think that I was dissing Ronnie in any way. He was one of my dearest friends ever, and I will always miss him and our friendship.
— Geezer Butler (@geezerbutler) March 9, 2021
Vale lembrar que Dio afirmou, em entrevista ao site Metal Rules em 2001, que fora sua avó a responsável por te lhe ensinado o sinal. “É uma coisa italiana que herdei da minha avó. É para afastar o mau-olhado ou dar o mau-olhado, dependendo de como você o faz”.