Black Sabbath: “As raízes de nossa música são o blues e os grupos psicodélicos”, afirma Geezer Butler

Todo mundo sabe que o Black Sabbath foi o criador do heavy metal, que é um dos estilos musicais mais populares do mundo, visto que nos quatro cantos do globo existem fãs das guitarras distorcidas e vocais de trovão.

Mesmo o Black Sabbath sendo objeto de influência a infinitas bandas e artistas, o quarteto de Birmingham – Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) – também se espelhou em outros grupo.

Em 2012, durante uma entrevista à revista Metal Hammer, Geezer falou sobre as influências do Sabbath. De acordo com o baixista, eles foram bastante influenciados pelo blues e pelas bandas psicodélicas.

“Fomos influenciados pelos Beatles! No caso de Tony, ele curtia muito o The Shadows. Eles nos inspiraram a querer tocar música. As raízes de nossa música vieram de bandas e cantores de blues e de grupos psicodélicos”.

Butler continuou: “Quando formamos a banda, tocávamos principalmente coisas de blues como Skip James, Robert Johnson, Willie Dixon e John Lee Hooker. Na verdade, Warning, de The Aynsley Dunbar Retaliation, entrou no nosso primeiro álbum”.

“Costumávamos improvisar essa música em nossos sons originais. Construímos uma legião de fãs tocando em clubes e bares de blues em Birmingham e onde quer que alguém nos aceitasse, mas gradualmente introduzimos as nossas próprias músicas no set com grande sucesso”, finalizou.

Depois de alguns anos de geladeira, o Black Sabbath voltará a se reunir com a sua formação original: os citados Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), para um último ato em 05 de julho no Villa Park em Birmingham, Inglaterra.

É importante destacar que os milhares de ingressos para o show se esgotaram em menos de vinte minutos. E toda a renda do show será destinada às instituições de caridade Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice de Birmingham.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)