Como todo mundo sabe, na madrugada da última quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu início a uma operação militar invasiva no leste do país, com o intuito de tomar a nação vizinha, Ucrânia, o que deixou, claro, todo o planeta em estado de atenção e apreensão.
De acordo com a mais recente atualização da ONU (Organização das Nações Unidas), o número de civis mortos já chega a 102 em toda Ucrânia, com 304 feridos. Nesta segunda-feira (28), o governo ucraniano informou que mais de 2 mil civis ficaram feridos, incluindo crianças.
A favor da população civil ucraniana, que são os mais afetados por tal disparate social, algumas bandas de heavy metal como Behemoth, Decapitated e The Acacia Strain estão promovendo ações na tentativa de amenizar o sofrimento e desolação do povo.
O Behemoth, por exemplo, está vendendo em seu site oficial itens de merchandise raros, onde toda a renda obtida será doada ao povo ucraniano. Para saber mais, acesse aqui. Já o guitarrista da banda polonesa Decapitated, Waclaw “Vogg” Kieltyka, está dando apoio com remédios e itens de higiene às pessoas que estão atravessando a fronteira para Polônia. O trabalho de Vogg pode ser acompanhado em sua conta oficial no Instagram.
A banda norte-americana de metalcore, The Acacia Strain, também está atuante em prol do povo ucraniano. Toda renda adquirida com a venda de camiseta e boné será revestida ao Ukraine Crisis Relief Fund, trabalho coordenado pela Global Giving. Para mais detalhes, acesse aqui.
Recentemente, Eugene Abdukhanov, baixista da banda ucraniana Jinjer, usou as redes para enviar uma mensagem de repudio e desaprovação às ações russas em seu país, além disso, o músico pede ajuda a todos para que haja uma pressão sob o governo russo. Segundo Eugene, essa guerra é injustificável e deve cessar imediatamente. Confira na íntegra a mensagem de Abdukhanov:
“Olá, Mundo. Eu estou falando de Kiev, capital da Ucrânia, que está sob o cerco das tropas russas. É 5h da tarde [horário local] de sábado.
Primeiro de tudo, todos os membros do Jinjer que estão atualmente em Kiev estão relativamente seguros e bem, isso dentro do o possível durante esses dias sombrios. Em segundo lugar, agradecemos a todos os nossos fãs em todo o mundo pela solidariedade conosco e nosso país e por se oporem à barbárie dessa guerra iniciada por Putin aqui na Ucrânia, em 24 de fevereiro.
Eu gostaria de falar com todas as pessoas do mundo, todos os nossos fãs, fãs de música, metalheads do mundo inteiro, especialmente se você for da Rússia. Esta guerra não pode ser justificada por nada, não importa o que a propaganda diga. Ninguém merece o que estamos passando agora aqui na Ucrânia.
O povo inocente da Ucrânia está sofrendo. Não estou falando de políticos, não estou falando do nosso governo. As pessoas inocentes de nosso país estão sofrendo… Todo o povo de Kiev está passando os dias e noites em abrigos, em porões. As crianças passam os dias e as noites nos abrigos. Elas estão assustados. Elas não têm comida adequada. Elas não têm água suficiente. Elas não têm nenhum conforto. Elas merecem isso?
Por favor, espalhe a notícia sobre a agressão de Putin. Juntos podemos parar isso”.