Antes mesmo de entrarmos nos méritos do novo álbum de estúdio da banda Avatarium, é preciso fazer uma breve apresentação do conceito musical do grupo sueco que trabalha em pólos extremos como a luz e escuridão, guitarras pesadas e frágeis baladas, blues rock vintage e doom moderno, ou seja, o som do Avatarium é tão único e empolgante que soa como um oásis em terra estéril e árida.
Em seu novo trabalho The Fire I Long For, que tem lançamento nacional pela Shinigami Records/Nuclear Blast, o Avatarium emana musicalidade como ninguém nesse planeta, basta uma rápida audição em Voices, que transpira peso do primeiro ao último acorde. O single Rubicon é uma obra-prima apaixonante como um feitiço místico capaz de o guiar a sua mais prazerosa viagem musical.
A balada hipnótica e melancólica Lay Me Down aponta, claro, para um caminho mais suave e delicado, tendo o protagonismo da bela voz de Jennie-Ann Smith – completa a banda Marcus Jidell (guitarra), Andreas Habo Johansson (bateria), Mats Rydström (baixo) e Rickard Nilsson (órgão).
Do clima soturno e fulminante de Porcelain Skull e The Fire I Long For, passando pelo ritmo empolgado Shake That Demon, até os riffs sabáticos de Epitaph Of Heroes, o grupo prova que sabe, como poucos, diga-se, encaixar perfeitamente as notas certas nos momentos musicais certos.
Essa bem-vinda alquimia musical que aposta nos paradoxos se apresenta como a chave do sucesso do Avatarium e, claro, de seu novo disco The Fire I Long For. Com o som orgânico e cálido, o disco mostra a banda tropeçando em grandes sacadas musicais, sendo, sem dúvida, uma fonte inesgotável do mais puro, visceral e destemido rock n’ roll.
Track listing de The Fire I Long For:
1. Voices
2. Rubicon
3. Lay Me Down
4. Porcelain Skull
5. Shake That Demon
6. Great Beyond
7. The Fire I Long For
8. Epitaph Of Heroes
9. Stars They Move
Nota 8
Informações:
www.avatariumofficial.com
www.facebook.com/avatariumofficial