O tecladista e compositor finlandês, Tuomas Holopainen, ganhou respaldo internacional com seu famoso grupo, Nightwish, o qual é o mandachuva. No entanto, por ter uma identidade já bem definida e mundialmente cortejada por uma legião de fiéis seguidores, o Nightwish não possibilita que o músico explore, tampouco exponha a plenitude de sua criatividade musical.
Para dar vazão a esse incessante comichão criativo, Tuomas se juntou à cantora finlandesa, Johanna Kurkela, e ao compositor e multi-instrumentista, Troy Donockley, para dar vida ao grupo Auri. Todavia, se engana quem acha que a banda tenha surgido a toque de caixa, uma vez que seu surgimento é datado do ano de 2011, mas devido à agenda cheia dos músicos o álbum de estreia, homônimo ao grupo, só contemplou a luz do Sol neste ano (2018).
No Brasil, Auri, o disco, chega via Shinigami Records/Nuclear Blast, e traz, pois, em suas onze faixas uma coleção de matizes e cores musicais encontrados na folk music, música celta e trilhas sonoras de filmes. Se o ouvinte procura riffs e solos de guitarras em profusão, ritmos acelerados e vocais operísticos, Auri não cumprirá tal propósito, todavia, o álbum reúne inúmeros outros predicados.
Auri é um espetáculo intimista, contemplativo e contido, canções como a trinca inicial com The Space Between, I Hope Your World Is Kind e Skeleton Tree integram o ouvinte à atmosfera do álbum. Com o ambiente já estabelecido, a introspecção de Desert Flower, Night 13 e Aphrodite Rising, por exemplo, desabrocham em belas e cativantes melodias.
Já o conteúdo lírico do disco passa longe do famigerado e previsível formato conceitual, uma vez que, segundo o próprio Tuomas, vive na imaginação de cada pessoa, com isso é livre e proporciona ao ouvinte fazer conexão direta com sua própria história.
Auri galopa fora das fronteiras do rock & metal, mostra uma nova faceta de músicos reconhecidos na jurisdição da música pesada, e por tal motivo merece atenção de ouvidos apurados e atentos, já que são raros os músicos consagrados a se proporem sair da zona de conforto, e em Auri tudo é novo, fresco e excitante.
Tracklist de Auri:
1. The Space Between
2. I Hope Your World Is Kind
3. Skeleton Tree
4. Desert Flower
5. Night 13
6. See
7. The Name Of The Wind
8. Aphrodite Rising
9. Savant
10. Underthing Solstice
11. Them Thar Chanterelles
Nota: 7