Em entrevista à revista Guitar World, os guitarristas do Iron Maiden, Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers, falaram sobre o mais novo álbum de estúdio do grupo, Senjutsu, e fizeram questão de ressaltar o caminho complexo que algumas das canções tomaram por decisão do chefe, o baixista Steve Harris. No bate-papo, os guitarristas ainda reforçaram que o DNA do Iron Maiden, com as guitarras gêmeas, solos melodiosos, ritmo galopante e o teor lírico profundo sempre permanecerão intactos, no entanto, os músicos fizeram questão de ressaltar a posição do grupo em abarcar outros sabores musicais como a percussão oriental e ressaltar outros como a influência celta e folk.
“Senjutsu tem um quê cinematográfica”, disse Adrian Smith sobre a emocionante faixa-título do disco, que apresenta uma linha de bateria no estilo taiko e guitarras exóticas. “Há muito drama no álbum: Days Of Future Past tem uma vibe moderna, já The Writing On The Wall fica na seara do folk. Steve [Harris – baixo] veio com um material bem clássico. Vale dizer que as suas canções estão ficando cada vez mais longas, vamos precisar de um álbum triplo da próxima vez (risos). Mas se você é um fã do Maiden, você vai adorar”, pontuou.
“Por conta de nosso passado, somos uma banda que pode se dar ao luxo de fazer isso”, acrescentou Janick Gers. “A gente arriscou, não temos no álbum uma música de três minutos que vai direto ao ponto, no entanto, temos sons com uma pegada veloz e músicas como Death Of The Celts e The Parchment, que têm influências celtas e orientais, respectivamente. Temos também grandes refrãos como em Hell On Earth, ou seja, tudo isso acrescenta ao álbum, é um trabalho de tirar o fôlego”, completou.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida neste link.
Senjutsu foi lançado em setembro pela BMG e está disponível em vários formatos como 2CD Digipak, Deluxe 2CD Book, 3LP de 180g, Super Deluxe Boxset, com CD, Blu-Ray e memorabilia exclusiva e digital.
Senjutsu conta com 82 minutos de música, sendo assim, um disco duplo como o seu antecessor The Book Of Souls (2015), e contou com a produção de Kevin Shirley (Rush, Dream Theater), já a capa foi concebida por Mark Wilkinson (Judas Priest, Marillion).
Track listing de Senjutsu:
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19