O podcast The Metallica Report é uma forma dos integrantes estreitarem o vínculo com os fãs e falar sobre os assuntos que bem queiram. Em episódio recente, o guitarrista Kirk Hammett falou sobre a complexidade técnica do repertório da banda.
Segundo Kirk Hammett, as músicas do Metallica são fáceis de tocar e que difícil é tocar jazz, visto que há muitas progressões intrincadas.
“Eu sei que as pessoas vão me matar, mas a música do Metallica não é tão difícil para tocar”, disparou Kirk. “Para mim, difícil é tocar bebop, essa é uma merda difícil de tocar”, garantiu o músico.
“Existem progressões de jazz em que há uma mudança de acorde a cada batida, e isso é muito difícil”, destacou. “Aprender a fazer solo em cima disso é alucinante”, pontuou.
“É aí que minha cabeça está: nos grandes solos dos grandes solistas. Tento me aprofundar no lado teórico das coisas, olhando para isso musicalmente e vendo qual era a abordagem desses músicos”, finalizou.
Bebop
É uma corrente do jazz criada na década de 1940, a qual trouxe um novo movimento cromático ao estilo, incorporou uma maior variedade rítmica, o que possibilita mais improvisações e movimento ao estilo.