A banda Armored Dawn anunciou o fim de suas atividades na semana passada. A decisão de encerrar a carreira pode estar ligada à investigação conduzida pela CPI da Covid, que envolve a empresa de assistência médica Prevent Senior, pertencente ao líder e vocalista da banda, Eduardo Parras.
O encerramento das atividades do grupo, no entanto, parece não ter impacto algum na cena metálica brasileira, já que, segundo o jornalista Hélder Maldonado, do canal Galãs Feios no YouTube, a banda mantinha uma relação nada espontânea com o mercado musical a ponto de “comprar fãs”.
De acordo com a matéria do jornalista, o esquema do Armored Dawn consistia em angariar fãs na porta de outros eventos de rock e metal, convidando-os para assistir o show do grupo sem pagar nada. Entretanto, antes da apresentação do AD, a pessoa era obrigada a realizar um cadastro no Sou Dragon Club e seguir páginas e canais de YouTube. Só depois desse procedimento era liberada a entrada da pessoa no show.
Além disso, o regulamento indicava que os “fãs” chegassem ao local da apresentação às 18h para que a equipe cinematográfica contratada pelo dono da Prevent Senior filmasse a fila entrando na casa de show e gritando o nome da banda.
Tal registro seria posteriormente publicado nas mídias sociais, dando a entender que o Armored Dawn estava sendo ovacionado. Dentro da casa de show, o protocolo era o mesmo: o público era obrigado a gritar o nome da banda e palavras de ordem em prol do grupo. E as pessoas que continuavam vinculadas ao Sou Dragon Club eram ‘convidadas’ a participar de outros evento pelo Brasil, com tudo pago pelo grupo.
A matéria completa do jornalista Hélder Maldonado pode ser conferida no player abaixo: