O Anvil está de volta e colocou na praça seu décimo nono álbum de estúdio, intitulado Impact Is Imminent. O trabalho é uma exibição impressionante do seu impiedoso poder e força dentro do metal, além de ser um testemunho das raízes da banda e um instantâneo destaque na sua extensa discografia.
Há mais de uma dúzia de boas razões para o Anvil estar especialmente orgulhoso deste novo álbum: “Nenhum dos nossos álbuns anteriores combina música e letras de forma tão perfeita quanto Impact Is Imminent”, comentou o entusiasmo o vocalista e guitarrista Steve ‘Lips’ Kudlow sobre as quatorze músicas do disco.
E continuou explicando: “Tudo se encaixa de forma homogênea. Como resultado, o novo material soa monolítico, até os últimos detalhes, tanto em termos de ritmo quanto de harmonias. No passado, nossas sessões de estúdio eram como pular no fundo de um poço, com a gente tendo que improvisar muito e tomando decisões em um prazo muito curto. Para Impact Is Imminent, no entanto, tivemos bastante tempo para compor antes de entrar para gravar, mas também tive o prazer de colocar todas as minhas ideias à prova e trabalhar nelas até que soassem perfeitas”.
Naturalmente, essa ideal situação criativa aconteceu em parte à pandemia. Assim como a maioria de seus colegas da indústria musical, o Anvil se viu isolado do resto do mundo por meses a fio, com shows cancelados e turnês adiadas indefinidamente. Então Kudlow ficou trancado em seu estúdio caseiro com sua guitarra e microfone para trabalhar em Impact Is Imminent, embora isso por si só não possa explicar como surgiu esse álbum tão vibrante e criativo. Com certeza, há outras razões das quais Kudlow, por exemplo, nem parece estar ciente: “Obviamente, cada palavra em Impact Is Imminent está no lugar certo, a letra combina perfeitamente com a música. Deve ter sido um daqueles momentos mágicos”.
No álbum, o grupo dispara ataques impiedosos de riffs, um trabalho de bateria implacável e impressionantes linhas de baixo, complementados por melodias vocais impressionantes e letras que inevitavelmente grudam na cabeça do ouvinte. Kudlow e o baterista Robb Reiner, que fundaram a banda há mais de 40 anos, estão no epicentro dessa perfeita extravagância do heavy metal. Nos últimos oito anos, os músicos foram acompanhados pelo baixista Chris Robertson, que não apenas complementa a banda a nível pessoal, mas também aprimora as músicas com seus backing vocals, o que trouxe à banda os vocais polifônicos.
Como seus três antecessores: Anvil Is Anvil (2016), Pounding The Pavement (2018) e Legal At Last (2019), Impact Is Imminent foi produzido por Martin ‘Mattes’ Pfeiffer ( U.D.O.) e Jörg Uken no estúdio Soundlodge, então a combinação de sucesso composta por ANVIL/Pfeiffer/Uken atacou novamente. E isso é muito mais do que apenas um bom presságio. O disco está disponível no Brasil graças à parceria Shinigami Records/AFM Records/Valhall Music. Adquira sua cópia em https://bit.ly/3bho8wp.
Fonte: Shinigami Records