Ser original é um dos requisitos básicos para vingar numa carreira musical. Quando se trata do universo do som pesado, a coisa toda é escalonada à enésima potência, com isso emplacar no mercado fonográfico se torna uma atividade hercúlea, pois, há, a priori, certos preceitos do rock n’ roll e heavy metal que devem ser mantidos imaculados, tais como as guitarras flamejantes e barulhentas, a cozinha pesada, voraz e imponente como um tanque Panzer e, claro, o vocal coroando toda a hecatombe musical.
O astro número um do AC/DC, Angus Young, que completa 68 anos nesta sexta-feira (31 de março), montou sua carreira pautada no citado esquema, e obteve um retumbante sucesso. Uniforme escolar numa banda de rock? Claro! Quer algo mais provocador, debochado e afrontoso do que usar traje conservador para fazer música pesada e ainda infernizar e tirar uma onda com a turma dos bons costumes. Jogada de mestre! Uma sacada tremenda que só colaborou para a imagem e aura do músico e, consequentemente, de sua banda.
Apegado à filosofia do menos é mais, o playing de Young é direto, cheio, simples e conciso. Não há espaço para invencionices, piruetas e papagaiadas na guitarra. A ideia e o lema do músico é plugar sua Gibson SG num full stack da Marshall, aumentar até o volume “onze”, fazer as válvulas esquentarem a quase chegar o ponto de derretimento e ou combustão e, de certo, destilar seus riffs e solos que deixam sua fanática base de fãs completamente alucinada.
Então, para celebrar o aniversário e a incrível carreira do estudante do rock n’ roll, selecionamos 5 momentos emocionantes de sua bem-sucedida carreira. Vem conferir!