O Angra lançará em novembro o 10º álbum de estúdio da carreira, intitulado Cycles of Pain. A primeira prévia desse trabalho, Ride Into The Storm, um som poderoso, com as melodias e camadas musicais tão emblemáticas da banda, acaba de ser lançada. Além da faixa, foi disponibilizado um impactante clipe, pelo canal do YouTube da gravadora Atomic Fire.
Assista abaixo:
A direção do cinematográfico clipe ficou a cargo do renomado Leo Liberti, que já trabalhou com gigantes como Dee Snider, Europe, Megadeth. O trabalho com o diretor repete a fórmula de sucesso que resultou no clipe de Black Widow’s Web. Sobre Ride Into The Storm, ele comenta o conceito e simbolismos do vídeo: “Trabalhar com o Angra é sempre uma experiência maravilhosa, mesmo porque sou fã deles desde o começo. Permanecem com o mesmo DNA, porém com outras flores, outras cores… E o clipe retrata um pouco disso, principalmente quando os galhos secos são trocados por flores”. Sobre as imagens, ele adiciona: “Há uma cena emblemática do anjo da morte segurando galhos secos, na mesma posição da estátua do Angels Cry. E logo vem o que acontece após a tempestade, através de uma intervenção sincera, repleta de bondade, que até faz a tão temida morte tremer. O clipe também, no fim das contas, faz uma grande homenagem ao gigantesco Andre Matos. Um adeus com amor e profundo respeito. A arte é capaz de fazer isso, através de símbolos”.
A música tem particularidades que enriquecem o resultado final, como o coral de abertura (Cyclus Doloris) inspirado em compositores renascentistas, gravado pelos jovens cantores Turí e Tefo Mion, filho do apresentador Marcos Mion. Nas gravações, foi utilizado um microfone binaural Neumann KU 100, que gera uma sensação de 360º na audição.
No decorrer de Ride Into The Storm, há um coro formado por vozes marcantes de artistas como Fernanda Lira (Crypta), May Puertas (Torture Squad), Karina Menasce (Allenkey), Angel Sberse, Nando Fernandes (Sinistra), BJ (Spektra, Soto), Caio MacBeserra (Project46) e Rafael Bittencourt, mostrando a força do heavy metal brasileiro.
Cycles of Pain
Diversos temas serviram de inspiração para a parte lírica do trabalho. Dores pessoais dos membros da banda, como morte, doença de familiares, perda do Andre Matos e também a pandemia são alguns dos tópicos abordados em Cycles of Pain. Para a composição, os músicos se isolaram em uma intensa imersão, que resultou em uma grande interação criativa. Após criarem as músicas em uma casa em Campos de Jordão, realizaram as gravações no estúdio Sonastério, em Belo Horizonte, e no Elephant Office, na região de Florianópolis.
O álbum Cycles of Pain marca uma nova era na carreira do grupo, e trará diversas participações especiais, incluindo a cantora Amanda Somerville e a pianista Juliana D’Agostini em Tears of Blood, a lenda da MPB Lenine, em Vida Seca e Vanessa Moreno em Tide Of Changes – Part II e Here In The Now. O disco foi produzido, mixado e masterizado por Dennis Ward, que trabalhou em álbuns clássicos do Angra como Rebirth e Temple of Shadows. A capa foi inspirada em experiências com a Inteligência Artificial e posteriormente finalizada por Eric Pasqua, enquanto Jonathan Canuto cuidou do layout.
Vivendo um momento inspirado da carreira, o Angra atualmente é formado pelos guitarristas Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, o baixista Felipe Andreoli, o vocalista Fabio Lione e o baterista Bruno Valverde.