O guitarrista do Sepultura Andreas Kisser falou em entrevista a AMNplify sobre a temática que inspirou o próximo álbum da banda, Machine Messiah. A revista questionou o músico sobre se tecnologia é algo que realmente o preocupa:
“Sem dúvida. Eu acho que Machine Messiah, ao invés de ser um visão sci-fi do futuro, é o que nós vemos hoje: smartphones, computadores, óculos Google, chips no nosso corpo… Em muitos sentidos estas coisas não estão ajudando o ser humano a se desenvolver. Ao invés disso os robôs estão fazendo todas estas coisas para nós. Nós estamos ficando mais preguiçosos e mais burros em um certo sentido.
Se você vai a um show, por exemplo, você vê pessoas filmando o show ao invés de realmente aproveitarem o momento. Filmando coisas que eles nem vão assistir depois. Famílias nos restaurantes com seus smartphones nem conversam. Até para conhecer uma mulher a gente precisa de Tinder. Sabe, vai num bar e converse com alguém. Todas as interações humanas estão sendo substituídas por essas ideias robóticas.
Você perde o significado real das coisas. Sabe, sexo é bom porque você batalha por ele; pelo menos para mim. Você conhece pessoas novas, tem sentimento e contato visual e todo esse tipo de coisa. Agora você aperta um botão e você transa sem motivo. É uma atitude muito robótica. E é uma preocupação de todos nós, especialmente para a geração dos meus filhos, meus netos, e por aí vai.
Machine Messiah fala sobre isso e tenta achar um balanço. Não é que toda a tecnologia é ruim, mas nós precisamos ter a disciplina para manter nossas habilidades humanas intactas e tentar melhora-las. Tem tantas frequências que nós não temos compreensão ou conexão. Essa é a direção que deveríamos estar indo. No fim das contas muito da tecnologia é só lixo. Literalmente, vai acabar como lixo que vai destruir nosso meio ambiente por séculos futuros. Para que ficar mudando do iPhone 4 ao 5, 6, 7? Parece ter tanta coisa que o planeta não aguenta. Nós precisamos de um equilíbrio”.
O novo álbum do Sepultura Machine Messiah será lançado no dia 13 de janeiro.