No começo de carreira, a maioria dos músicos são comportadinhos, todos com carinhas de bons moços. É só a fama e a grana baterem à porta que as coisas mudam de configurações: os abusos e as loucuras marcam presença no dia a dia e só Deus – ou o Capeta – sabe onde as coisas vão parar.
O Metallica é uma bandas que atolaram com força o pé na jaca, a ponto de receber o infame apelido de Alcoholica. Contudo, nunca esconderam suas maluquices do público, isto é, sempre jogaram a real em suas entrevistas.
Em um episódio do programa Behind The Music, da VH1, o baterista Lars Ulrich falou: “Quando você tem 22 anos, tudo que você quer fazer é transar, ficar bêbado e viver todos aqueles excessos sobre os quais você leu nas revistas”.
O guitarrista Kirk Hammett acrescentou: “A gente saía do palco, íamos para os vestiários, que já estavam lotados de mulheres. Havia muita, muita mulher”.
Hammett completou: “Eram umas oito mulheres lavando você de uma vez! Devo dizer que não era uma sensação ruim”.
Um dos videoclipes que mostram um pouco das festas do Alcoholica (Metallica) é o de Whiskey In The Jar; faixa presente no álbum de covers Garage Inc. – lançado em novembro de 1998.