Depois de quinze anos de “aposentadoria”, o After Forever vai retomar as atividades em 2025, mas sem a vocalista Floor Jansen, que atualmente divide o tempo com sua carreira solo e as demandas do Nightwish.
O anúncio do retorno foi feito nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelas redes sociais. Em nota, a banda informou: “O ano de 2025 marca os 25 anos desde que o After Forever deixou sua digital atemporal no mundo do metal sinfônico com seu álbum de estreia Prison of Desire.
Já o álbum sucessor de 2001, Decipher, levou a música da banda ainda mais longe, fundindo elementos progressivos com um som mais pesado, o qual ajudou a moldar o metal sinfônico de hoje em dia. Esses dois lançamentos marcaram o início de uma jornada maravilhosa, com shows em palcos internacionais e acesso aos corações de fãs em todo o mundo.
Após cinco álbuns de sucesso, a jornada do sexteto chegou ao fim em 2009. Apesar disso, sua música sobreviveu, continuando a inspirar as próximas gerações de músicos e fãs. Com um público fiel, ainda apaixonado pelo legado musical da banda, chegou a hora de trazer de volta à vida – e ao palco – a música desses dois discos que começaram tudo.
Embora After Forever seja um capítulo encerrado para a vocalista original do grupo, Floor Jansen, os membros da formação original: Mark Jansen (vocal e guitarra), Sander Gommans (vocal e guitarra), Luuk van Gerven (baixo) e André Borgman (bateria) vão unir forças à vocalista Angel Wolf-Black (SheWolf), ao guitarrista Bas Maas (Doro) e ao tecladista Jeffrey Revet (Stream of Passion) para homenagear e celebrar a música da banda”.
O comunicado ainda chama os fãs para a celebração no ano que vem: “Junte-se a nós enquanto revisitamos os nossos sucessos antigos, revivemos a energia e celebramos o legado do After Forever”.