Em 2025, a banda Mukeka di Rato completa 30 anos de serviços prestados ao hardcore brasileiro. Desde 1995, a banda capixaba é uma das maiores referências no estilo sem nunca abandonar a sua essência.
Hoje formada por Fepas (vocal e guitarra), Brek ( bateria), Mozine (baixo e vocal) e Paulista (guitarra e vocal), a banda lançará seu nono álbum, intitulado Generais de Fralda, no dia 16 de maio. O disco vem ainda mais pesado do que de costume, com a banda buscando uma sonoridade mais suja, mais agressiva, passando pela vertente crust do hardcore e com versos mais potentes.
As letras, como já é uma marca da banda, falam sobre injustiça social, desigualdade e outras barbáries da humanidade. Em dezembro eles lançaram o primeiro single, Desgraça Capixaba, e agora lançam Engenho de Sangue. A música foi inspirada no livro do Darcy Ribeiro “O Povo Brasileiro”, ao se referir ao Brasil como “um moinho de gastar gente desde o início da sua história”.
O álbum Generais de Fralda foi produzido por Rafael Ramos e será lançado em quatro formatos, em streaming pela gravadora Deck, e em LP, CD e fita cassete pela Laja Records. “Um disco DEMORADO, composto, gravado e conduzido na força do ÓDIO, que possivelmente não agradará aos fãs mais distraídos do Mukeka di Rato”, escreveu Mozine nas suas redes sociais.
Ouça Engenho de Sangue abaixo: