O baixista/vocalista do KISS, Gene Simmons, compartilhou suas opiniões sobre Frank Zappa no podcast The Way I Heard It, de Mike Rowe.
“Bob Dylan e eu compusemos uma música lá”, disse Simmons, se referindo ao seu álbum solo A**hole. “Ele veio até aqui e compusemos algumas músicas. A última música que Frank Zappa compôs ele foi coautor comigo”.
“Ele era qualquer um”, continuou. “Mas, a propósito, Zappa foi um fracasso. Ele não teve sucesso. Ele nunca teve discos de ouro ou platina. Sua música não se conectava com as pessoas. Ele era, na verdade, um homem bom e muito inteligente”.
Simmons fez essa declaração durante uma discussão sobre suas colaborações com vários artistas ao longo de sua carreira.
Registros históricos contradizem as afirmações de Simmons sobre o sucesso comercial de Zappa, já que os álbuns Apostrophe (‘) e Over-Nite Sensation receberam certificação de ouro em 1976.
Dados de vendas do BestSellingAlbums.org mostraram que os discos de Frank Zappa alcançaram vendas globais de 3,2 milhões de cópias. Um milhão de unidades foram vendidas nos Estados Unidos e outras 60.000 cópias no Reino Unido.
A influência artística de Zappa transcendeu as métricas comerciais. O músico foi reconhecido por sua abordagem inovadora à música. Sua mistura única de jazz, música clássica e rock o estabeleceram como um pioneiro na música experimental e progressiva.