Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, nomeou o riff de guitarra que, segundo ele, mudou o heavy metal.
Em entrevista para a Consequence, Hammet escolheu 11 álbuns que todo guitarrista deveria ter, devido à grande influência que tiveram sobre ele. Physical Graffiti, do Led Zeppelin, o álbum de estreia homônimo do Van Halen, Taken by Force, do Scorpions, e Back in Black, do AC/DC, estavam entre suas escolhas.
O músico também citou um álbum específico do Black Sabbath e explicou como um certo riff desse disco impactou o heavy metal.
“Os três primeiros álbuns do Black Sabbath todo mundo concorda universalmente. Eles criaram o gênero nesses três primeiros álbuns, e depois veio o Vol. 4, que foi como uma nova mudança no som deles. E então saiu o Sabotage, que é outra mudança no som deles”, disse Hammett.
O guitarrista elaborou sobre a performance da banda em Sabotage, descrevendo-a como mais progressiva, avançada e sofisticada. Ele então apontou especificamente para o riff da música Symptom of the Universe, que, na opinião dele, resume tanto a New Wave of British Heavy Metal quanto o thrash metal.
“Aquela música em termos de atitude, a escolha das notas, como foi tocada e o fato de ser apenas a parte principal da música e seus ganchos”, continuou ele. “Depois de ouvir esse riff, você sempre o ouvirá de novo e de novo. É simplesmente um riff incrível. Esse riff por si só mudou o heavy metal e eu tenho que dar muito crédito a esse álbum e a essa música em particular”.
Ouça Symptom of the Universe abaixo: