O vocalista alemão, Tobias Sammet, participou de uma sessão da revista Metal Hammer em que responde perguntas dos fãs. E é claro que pipocaram questionamentos sobre o Edguy, que é uma das bandas do cantor.
Perguntado se o Edguy ajudou o power metal a sobreviver, Tobias respondeu: “Ajudou? O Edguy fez o power metal sobreviver! Fomos uma das primeiras bandas que estava na cena, quando o estilo reapareceu no mapa.
Bandas como Helloween, Gamma Ray e Stratovarius sempre estiveram na cena. E teve uma terceira onda do power metal com o Dragonforce, e foi quando o estilo ficou grande, também”.
Outro fã o questionou se o Edguy voltará aos palcos. Sammet disse: “Eu não faço ideia! Não é que eu não ligue para isso, mas acabamos seguindo direções diferentes. Cada um tem a sua forma de trabalhar e pensar, o que leva a muitas discussões. Noventa por cento do tempo eu estava tentando fazer acordos. É cansativo, especialmente quando você é quem faz tudo.
Em dois meses, eu consigo produzir um disco do Avantasia! Com o Edguy, em dois meses, nós ainda não decidimos qual será afinação da primeira música. Mas a gente ainda se dá bem. O livro não está fechado, mas não sabemos quando iremos fazer algo”.
O álbum de estúdio mais recente do Edguy é Space Police: Defenders of the Crown, que saiu em 2014 pela Nuclear Blast.