Pensar em Guns N’ Roses logo vem em nossas cabeças a imagem do frontman Axl Rose e a sua presença de palco marcante. O fato é que o rapaz de Lafayette, Indiana, entrou para a história do rock n’ roll como um dos maiores cantores de todos os tempos.
Por sua postura destemida e seu posto no GN’R, Rose tomou para si a alcunha de líder da matilha, no entanto, a espinhal dorsal do conjunto era outra pessoa, segundo o ex-empresário da banda, Alan Niven. De acordo com Alan, Guns N’ Roses era a banda de Izzy Stradlin, já que ele era o centro de tudo.
“Tem uma coisa que eu falo com frequência e deixa Axl maluco, mas, pela forma que vejo as coisas, o Guns N’ Roses era a banda de Izzy [Stradlin]. Ele era o cerne e o centro da banda para mim”, afirmou Niven.
“Isso não quer dizer que Axl não tivesse a voz mais extraordinária e não pudesse escrever uma letra realmente significativa por conta própria”, pontuou. “Ele também tem as suas muitas habilidades. No entanto, dentro dessa química, identifiquei Izzy como o único elemento que era absolutamente crítico nessa equação”, concluiu.
Veja a fala completa de Alan Niven no player abaixo:
Além de ser um guitarrista base muito seguro e dinâmico, Izzy Stradlin é um compositor de mão cheia, visto que assinou hits como Don’t Cry e You Could Be Mine, faixas presentes no multiplatinado Use Your Illusion II, de 1991.