Em 2006, o Shaman encerrou as atividades com a sua formação original, a qual consistia em Andre Matos (vocal), Luís Mariutti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria). Entre os anos de 2007 e 2013, o grupo ainda tentou vingar na cena musical com outra formação, no entanto, não conseguiu lograr êxito e fechou as portas.
Em 2018, porém, o Shaman voltou aos palcos com a sua formação clássica para alguns shows que foram bem-sucedidos. Com o passar do tempo, as apresentações ganharam contornos especiais, pois foram os últimos espetáculos da carreira de Andre Matos, que morreu em 8 de junho de 2019, aos 47 anos.
Batendo um papo com os apresentadores Stephanie Cecilia e Caio Cesar, do canal Metalks, Luis Mariutti comentou que o Shaman trouxe o Andre de volta para ele partir em grande estilo.
“Na carreira solo do Andre, nós passamos mal bocados, porque foi um período esquisito para o metal, também. A nossa saída do Shaman para a carreira solo [do Andre] foi um momento esquisito.
Então, a volta em 2018, depois de todo esse período de hiato que me retirei da música, começou com o canal [no YouTube], pois com ele a gente recebia muitas mensagens dos fãs pedindo que a banda voltasse.
Aí, a gente foi atrás! Fomos falar com o Andre, que aceitou a ideia de voltar com a formação original. Pelo falecimento dele após dez shows que a gente fez, mostra que o Shaman trouxe o Andre de volta para ele partir em grande estilo”.
O baixista completou: “O último show foi muito grandioso, que aconteceu no Espaço das Américas, com mais de sete mil pessoas na plateia. Foi uma grande apresentação. Acabou que foi uma grande homenagem ao Andre”.
Veja a entrevista na íntegra logo abaixo: