O ano de 2025 nem bem começou e já nos trouxe uma notícia triste: a morte do guitarrista John Sykes, aos 65 anos. O virtuoso músico britânico, que infelizmente sucumbiu ao câncer, passou por bandas icônicas como Whitesnake e Thin Lizzy, além disso, ele criou o subestimado Blue Murder.
Batendo um papo com o jornalista Cassius Morris, o guitar hero Steve Vai, que também trabalhou ao lado do Whitesnake, falou que John Sykes foi um guitarrista de rock fenomenal. Vai ainda ressaltou que Sykes teve seu próprio DNA musical.
“John foi um guitarrista de rock fenomenal! Quando o disco Whitesnake saiu [em 1987], ficamos todos pasmos. Ele capturou aquele estilo de áudio com um tom de guitarra que acabou se tornando uma febre. Ele realmente teve seu próprio DNA musical. Ele foi um grande músico e um grande orquestrador na guitarra”.
Steve acrescentou: “Eu não o conhecia muito bem, mas os nossos filhos estudaram juntos. Nós morávamos na mesma rua. Os nossos filhos estudaram na mesma escola. O filho dele vinha muito aqui em casa, contudo, nós nunca nos aproximamos. Nós estávamos sempre em turnê e tal”.
“Ele manteve sua doença em segredo! Não conheço ninguém que o conhecesse e soubesse que ele estava com câncer. Mas ele veio aqui neste mundo e fez a cena toda se levantar”, finalizou Vai.
Eis o longo bate-papo no player abaixo:
O trabalho mais conhecido de John foi quando se juntou ao Whitesnake e coescreveu o sétimo álbum de estúdio autointitulado da banda, lançado em 1987. Sykes produziu a balada poderosa Is This Love, junto com o hit nº 1 Here I Go Again. O álbum foi um grande sucesso internacional e vendeu mais de oito milhões de cópias somente nos Estados Unidos.