Michael Stipe, vocalista do R.E.M., pediu boicote ao Facebook e Instagram por seu papel em “ajudar a promover a extrema direita na América”.
O cantor pediu que as pessoas se desconectassem de todas as plataformas de propriedade da Meta – que também inclui Threads, Whatsapp, Messenger, Giphy, Metaquest e Rayban Meta – entre 19 e 26 de janeiro.
“Vou ficar desconectado por uma semana”, Stipe escreveu na postagem. “Por favor, considere fazer o mesmo para que corporações como a Meta possam imaginar que pode haver consequências por ajudar a promover a extrema direita na América e no mundo todo”.
“Ou estamos tão viciados que não conseguimos nos desconectar nem por uma semana?”, Stipe acrescentou.
Stipe também comentou que acha as ações da Meta “tão nojentas”, acrescentando: “Estou muito feliz em me afastar por uma semana como uma forma de protesto – e então voltarei e decidirei o que fazer a partir daí”.
Ver essa foto no Instagram
A Meta tem como presidente e CEO o cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
No início deste mês, a empresa anunciou que estava removendo de forma controversa o uso de verificadores de fatos independentes em suas plataformas, substituindo-os por “notas da comunidade” no estilo X (antigo Twitter), o que deixa a precisão das postagens a cargo dos usuários.
Zuckerberg disse que os verificadores de fatos eram “muito tendenciosos politicamente” e declarou que era “hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão”.
Acredita-se que a mudança seja uma tentativa de se aproximar do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.