O finlandês Marko Hietala foi integrante do Nightwish entre os anos de 2001 e 2021. O músico já explicou que o lado comercial e como as pessoas trabalham no conjunto foram algumas das grandes razões pelas quais ele resolveu sair.
Após a saída da banda, ele precisou de um tempo para se recompor de um quadro de depressão e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o que o deixava em um estado emocional e físico debilitante.
Trocando uma ideia com o jornalista português Jorge Botas, da rádio Metal Global, Marko disse que não deixou só o Nightwish. Ele ressaltou que fugiu de tudo, exceto de sua esposa e de seu cachorro.
“Eu não deixei só o Nightwish! Eu já disse isso algumas vezes, deixei tudo. Meu problema com depressão e ansiedade era constante e piorou ao longo dos anos. Tentei resistir o quanto pude, mas, quando acabou a Covid, eles começaram a fazer os planos de turnê, comecei a me sentir muito mal. Se eu fosse para a estrada, seria só estresse e eu ficaria sozinho.
Todo mundo tem seus próprios métodos de sobrevivência quando se trata de estar em turnê. No entanto, a minha depressão e ansiedade estavam piorando. Fugi de tudo, exceto da minha esposa e do meu cachorro.
Busquei ajuda médica na Espanha, que me diagnosticou com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Eu estava na pior! Essa doença é silenciosa e te mata lentamente. Eu me sinto melhor agora. Consegui tirar o peso do peito”.
Eis a fala completa de Marko Hietala: