Bob Rock é uma figura muito importante para a história do Metallica, visto que conseguiu elevar o som do grupo para um heavy metal polido. O produtor botou os caras para suarem a camisa a fim de saírem da zona de conforto e tocarem em estádios.
O resultado deu muito, muito certo em Metallica – vulgo Black Album. A parceria continuou em Load (1996) e ReLoad (1997), que, apesar das críticas, venderam mais de quinze milhões de cópias juntos.
Em 2001, depois que o baixista Jason Newsted pediu demissão, Bob Rock chegou a fazer três apresentações com a banda cobrindo a vaga deixada pelo músico, contudo, os seus serviços de baixista se concentraram em estúdio, especificamente na criação e gravação do então oitavo disco do Metallica, que levou o nome de St. Anger.
Batendo um papo com o jornalista Bill Leigh, da revista Bass Player, Bob lembrou como foi assumir o posto de músico de estúdio para o Metallica. Rock também pediu para que os baixistas ao redor do globo peguem leve com ele em St. Anger.
“Por favor, peço a todos os baixistas do mundo para serem gentis comigo, cara! Eu fiz o meu melhor para representar vocês bem em St. Anger”, disse Rock.
“Anos atrás, Lars [Ulrich – bateria], James [Hetfield – vocal e guitarra] e eu fizemos uma música para a trilha sonora do filme Missão Impossível, que se chama I Disappear. Eu toquei baixo porque Jason não estava mais na banda.
Depois que Jason saiu da banda, em vez de passar pela provação de fazer testes com baixistas, eles falaram para eu tocar baixo. E isso foi nos estágios iniciais do álbum, e acabou que assumi a função durante todo o processo”, explicou.
“Como éramos amigos e tínhamos um bom relacionamento, fiquei livre para fazer o que quisesse e, felizmente, deu certo. Abordei o baixo de uma forma mais clássica, não tentei acompanhar as guitarras”, completou Rock.
St. Anger saiu em junho de 2003 pela Elektra Records e abocanhou a primeira posição da Billboard 200. Apesar das críticas por conta da sonoridade e ausência de solos de guitarra, o disco produziu quatro singles: St. Anger, Frantic, The Unnamed Feeling e Some Kind of Monster.