O super star Robert Plant nunca curtiu a ideia do Led Zeppelin ser rotulado como uma banda de heavy metal. Em 1994, quando conversou com o jornalista Mat Snow, da revista Mojo, Plant e Jimmy Page desprezaram tal rótulo musical em sua arte.
“Olha, o heavy metal era apenas um dos elementos que estávamos usando em nossos sons. A nossa música sempre foi muito multifacetada, portanto, seria uma pena colocá-la em uma única caixa”, explicou Page.
Mostrando pouca paciência com o jornalista, Robert tomou a palavra e disse: “Algumas de nossas melhores músicas, além de Black Dog e Rock And Roll, eram mais ou menos acústicas ou orientais”.
“Então, deixe para o Deep Purple esse negócio de heavy metal. Eles são uma banda legal, criativa e original”, completou o vocalista.
Embora Robert Plant e Jimmy Page não gostem do rótulo, a maioria do público considera o Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple como a santíssima trindade do rock pesado, sendo assim, a base do heavy metal mundial.
Outro ponto interessante é que cada conjunto possui o seu próprio DNA sonoro, o que colaborou para que o estilo se tornasse mais amplo. E o resto, como dizem por aí, é história.