Craig Goldy, ex-guitarrista do Dio e atual Dio Disciples, opinou sobre a forma como Vivian Campbell foi demitido do Dio, dizendo que Vivian foi “muito desrespeitoso com Ronnie [James Dio] em muitas ocasiões”.
Ronnie, Vivian, o baterista Vinny Appice e o baixista Jimmy Bain colaboraram nos três primeiros álbuns do Dio – Holy Diver (1983), The Last In Line (1984) e Sacred Heart (1985). Campbell deixou o grupo para se juntar ao Whitesnake em 1987 e, mais tarde, questionou publicamente a necessidade de Ronnie de controle total da banda, alegando que as finanças desempenharam um papel importante no ressentimento que precedeu sua saída.
Em uma entrevista recente com Shane Bennett da Totem Paul Radio, Goldy discutiu a saída de Campbell do Dio: “Ronnie escolheu [Vivian, Vinny e Jimmy para sua banda] por um motivo – não apenas porque Jimmy estava no Rainbow com ele e Vinny estava no [Black] Sabbath com ele, mas havia um motivo pelo qual eles estavam no Rainbow e Sabbath”, ele explicou.
“E Viv era feroz, cara”, completou. “Me lembro de ler um comentário outro dia que as pessoas achavam que talvez Holy Diver colocasse o nível muito no alto. Porque até Last In Line – eu amo Last In Line e Sacred Heart, mas em Sacred Heart, as músicas não eram tão boas porque Ronnie sabia que os caras não estavam realmente dando tudo de si”.
E acrescentou: “E infelizmente – eu estava lá; quero dizer, eu estava na casa de Ronnie o tempo todo. Eu sei quando aconteceu. E na época havia rumores sobre eles serem uma banda de participação igual [para todos os membros] no terceiro álbum. Mas eles levaram isso ao pé da letra, tipo, ‘No dia do terceiro álbum, vamos ser uma banda de participação igual’. [Ronnie] disse ‘por volta do terceiro álbum’. E ele me explicou uma vez. Ele disse, ‘Mesmo que Jimmy e Vinny já sejam meio que estrelas por causa do Rainbow e do Black Sabbath, eles meio que já estão lá. Quando todo mundo se tornar tão famoso quanto eu, é quando deveríamos estar em participação igualitária. Isso deve acontecer por volta do terceiro álbum porque esses caras são muito bons'”.
Referindo-se ao fato de que tanto Vinny quanto Jimmy declararam publicamente que compartilhavam a opinião de Vivian sobre a maneira como o dinheiro era dividido dentro do Dio, Craig continuou: “Não havia uma frente unida – era Viv. Quer dizer, Vinny diz que todos sentiam o mesmo que Viv, mas onde estava a união deles? Onde estava a frente unida? Por que todos aqueles caras não foram juntos? Por que não foram quatro pessoas confrontando Ronnie? Por que foi só Viv? Por que foi exatamente assim – como se o alarme tivesse disparado, e ele disse: ‘Ok, agora é hora [de confrontar Ronnie]'”.
“E ele foi muito desrespeitoso com Ronnie em muitas ocasiões”, Craig disse. “Muitas vezes eu e Ronnie íamos juntos ao bar quando eu ainda estava no Rough Cutt, e ele ficava perplexo porque não sabia o que fazer com Viv porque Viv estava sendo muito desrespeitoso com ele porque ele tinha um senso de direito”.
“Mas de qualquer forma, esse era o problema”, acrescentou. “Viv tinha um senso de direito e as vezes era muito desrespeitoso com Ronnie. E eu também via isso de vez em quando. Isso doeu no meu coração, muitas vezes estar no bar com ele, ficar tão perplexo com isso. Muitas pessoas acham que foi influência da Wendy [viúva de Dio]. Não foi influência da Wendy. Eu vi Ronnie ir atrás da Wendy como um lobo voraz… Isso não teve nada a ver. Foi sobre respeito. E Ronnie estava cansado de ser desrespeitado”.
Confira a entrevista abaixo: