Quando pensamos nas pérolas da guitarra rock n’ roll, a nossa cabeça busca facilmente em seu arquivo o riff da introdução de Smoke On The Water, canção presente no sexto álbum de estúdio do Deep Purple, Machine Head, o qual saiu em março de 1972.
O idealizador do riff foi o gênio criativo Ritchie Blackmore, que em poucas notas conseguiu uma das melodias mais lembradas da história da música pesada. No entanto, qual foi a inspiração para o icônico riff?
Tempos atrás, em conversa com o jornal CNN, Blackmore revelou como criou a célebre frase em sua guitarra Fender Stratocaster.
“O jeito correto de tocar a música é em quartas, o que remonta a época medieval, a qual tocavam com muitas quartas paralelas [intervalo conhecido também como quartas perfeitas]”, começou a explicar o músico britânico.
“Por anos, eu toquei jazz na guitarra; tocava coisas intrincadas e rápidas, mas comecei a ouvir sons do Kinks e The Who. Eram coisas simples, todavia, vi que isso chamava a atenção das pessoas, então, eu queria estar envolvido nisso”, pontuou.
Blackmore arrematou: “E eu também ouvia Ludwig van Beethoven, então, comecei a tocar a 5ª Sinfonia em Dó Menor [também conhecida como a Sinfonia do Destino] de trás para frente e mudei alguma coisa, e foi assim que surgiu a ideia do riff.
O riff foi uma interpretação da versão invertida da 5ª Sinfonia de Beethoven! E eu devo muito dinheiro a ele. Além disso, eu nunca me cansei de tocar o riff de Smoke On The Water. É um grande riff e sou muito feliz por tê-lo composto”.
Veja a explicação completa de Ritchie Blackmore aqui:
Para curtir o hit Smoke On The Water, acesse este outro player:
Caso queira conhecer a 5ª Sinfonia de Beethoven, basta apertar o play neste tocador: