No último sábado, 07, o Iron Maiden anunciou pelas redes sociais que o baterista Nicko McBrain estava se aposentando das turnês. Os motivos para uma decisão tão extrema se deu por conta de problemas de saúde que o artista enfrentou nos últimos anos como AVC (Acidente Vasculhar Cerebral) e câncer na laringe.
A reação da cena rock e metal foi imediata, com vários músicos e cantores se manifestando em apoio ao colega de profissão. Em uma postagem em seu site oficial, Blackie Lawless (W.A.S.P.) enalteceu o trabalho de Nicko McBrain no Iron Maiden. De acordo com o cantor, o baterista é um grande guerreiro.
“Nicko McBrain… Um grande guerreiro acabou de deixar seu trono na bateria. Pouquíssimos na história da percussão deixaram uma marca tão distinta quanto este homem. Seus elogios, suas recompensas e troféus foram numerosos demais para contar.
Mas o que senti quando ouvi ontem à noite que seria seu último show ao vivo quase me fez entrar em parafuso. Ele é admirado no mundo todo, no entanto, para mim, ele é meu amigo, e digo sem nenhuma reserva. Eu amo este homem”.
Blackie continuou: “Tendo feito parte da mesma família de empresariamento que o Maiden nos últimos 40 anos, então, posso dizer em primeira mão: o Maiden é a resposta do rock para a máfia, uma vez que você está dentro, você nunca mais sai. Você é família para sempre. Eles são inigualáveis, têm muita classe e dedicação um ao outro. Te desejamos boa sorte, meu jovem”.
Nicko McBrain se juntou ao Iron Maiden em 1982, substituindo o falecido Clive Burr. O seu primeiro trabalho de estúdio com o grupo foi o clássico Piece Of Mind, lançado em 1983. Desde então, o músico se tornou uma das peças fundamentais ao som do grupo inglês.
Futuro
O Iron Maiden irá continuar a carreira com os trabalhos de Simon Dawson, que é um amigo pessoal e de trabalho de Steve Harris. O músico britânico tocou no projeto British Lion. A estreia ao vivo de Simon com a Donzela de Ferro será no ano que vem, com a realização da Run For Your Lives Tour.