Powerslave é o quinto álbum de estúdio do Iron Maiden, ou seja, muita água já tinha rolado embaixo da ponte, muitos shows, músicas e apresentações já tinham ganhado vida, portanto, quando o quinteto deu vida ao disco, a banda era mais experiente, o que colaborou para um repertório mais profundo e sofisticado.
Dessa forma, cravar qual é a melhor ou pior canção do álbum é uma tarefa difícil e, talvez, inglória, visto que material bom é a especialidade do disco. Mesmo assim, a revista inglesa Metal Hammer enumerou as oito canções de Powerslave da pior para a melhor, e The Duellists ficou na posição de lanterna.
Sobre o som, o jornalista Matt Mills escreveu: “Alguém teve que tirar o palito mais curto! Pode não haver uma música ruim em Powerslave, mas The Duellists é a menos impressionante do repertório.
Musicalmente, é a pegada padrão do Maiden, mantendo o mesmo galope o tempo todo. Os níveis de excitação também não aumentam, já que ela foi colocada após Flash Of The Blade, que é uma música com octanagem alta.
Felizmente, a voz de Bruce é muito ágil e logo sobe nos versos rápidos e estridente para se lançar em refrãos ousados, o que nos impede de tocar no botão de pular faixa”.
Curta The Duellists no tocador abaixo e tire as suas próprias conclusões: