Kiko Loureiro reflete sobre as dificuldades que enfrentou para se tornar músico no Brasil

Ser um profissional de alto rendimento e de alto padrão em qualquer que seja o ofício requer, basicamente, infinitas horas de dedicação, muita paciência e controle emocional, certa quantia de dinheiro e foco para se manter nos trilhos.

O guitarrista Kiko Loureiro, por exemplo, foi um profissional que lançou mão dos requisitos enumerados acima para alcançar um alto padrão em sua carreira. Assim, ele pôde – e pode – tocar e conviver com os melhores do ramo.

Pelas redes sociais, Kiko Loureiro refletiu sobre as dificuldades que enfrentou para se tornar músico no Brasil.

Ele escreveu: “No Brasil, as coisas nunca foram fáceis. Ser um músico profissional parecia desafiar as probabilidades. O mercado era pequeno comparado a outros, com quase nenhum lugar ou clube para se apresentar.

Os instrumentos eram escassos, muitas vezes de baixa qualidade, e aulas ou livros estavam fora de alcance. Olhando para trás, comparado ao que temos hoje, era um ambiente difícil para prosperar, musicalmente.

Eu ainda me lembro do meu primeiro instrumento, emprestado da minha tia, e alguns anos depois, da minha primeira guitarra elétrica — uma cópia preta da SG — conectada a um único pedal Boss Super Overdrive e um pequeno amplificador.

No começo, eu tinha apenas a guitarra, sem amplificador ou pedal, e levou quase um ano até que eu pudesse comprar os dois. A minha primeira guitarra profissional veio de um contrabandista. Eu o conheci em um estacionamento, segurando 800 dólares em uma bolsa e com medo de ser roubado.

Quando você estuda guitarra e sente a luta de se tornar um músico melhor, de tocar do jeito que você sonha, com o equipamento que você deseja, parece uma batalha sem fim. Mas eu digo que é possível. É uma jornada de dedicação diária, perseverança, coragem, disciplina e horas gastas no processo de ‘woodshedding’.

Os resultados vêm gradualmente, com recompensas imensas. E sim, as oportunidades de tocar e melhorar seu equipamento também virão”.

Kiko encerrou sua reflexão fazendo o anúncio de lançamento de nova música: “Nesta sexta-feira, estou lançando o segundo single de meu novo álbum, e em breve o álbum completo será lançado! Sou muito grato por esta jornada e por todos que me apoiaram ao longo do caminho”.

No começo deste mês, Kiko Loureiro lançou a música Out Of Nothing, que é o seu primeiro registro de estúdio após pedir conta do Megadeth para se dedicar aos próprios projetos e família.

Ouça Out Of Nothing no tocador abaixo:

Já o playthrough da faixa pode ser visto neste outro player:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)