Em 2009, o vocalista Geoff Tate concedeu uma longa entrevista à revista Metal Hammer para dar detalhes sobre o premiado álbum Empire, quarto registro de estúdio do Queensrÿche, lançado em agosto de 1990.
Tate recordou a primeira vez que o guitarrista Chris DeGarmo lhe mostrou o esboço da mega balada Silent Lucidity.
“Eu me lembro muito bem do dia em que Chris tocou a música para mim pela primeira vez em sua casa, em um violão. Quando ele terminou de me mostrar, ele comentou que deveríamos chamar Michael Kamen para ajudar nos arranjos”, contou Geoff.
“Nós o conhecemos em Londres quando estávamos trabalhando em The Warning [álbum de estreia de 1984]. Nosso produtor, James Guthrie, nos apresentou, e trabalhamos com Michael nos arranjos de The Warning e Operation: Mindcrime. Então, ele era o homem perfeito para o fazer o trabalho”, ressaltou.
Tate também recordou quando ouviu a música pela primeira vez, com o arranjo final de Kamen.
“Recebemos a fita de Michael pelo correio! Lembro que Peter [Collins, produtor], Chris e eu estávamos sentados na sala de controle quando a fita rolou; ficamos literalmente arrepiados com o que Michael tinha feito. Era simplesmente lindo! O arranjo de Michael Kamen para Silent Lucidity nos deixou arrepiado”.
A faixa foi um dos carros-chefes de Empire e colaborou para que o disco vendesse mais de três milhões de cópias só nos Estados Unidos.
Ouça a obra-prima Silent Lucidity logo abaixo: