Gary Holt creditou uma lenda do metal por ensiná-lo a tocar guitarra – Kirk Hammett.
Ambos os músicos têm ligações com o Exodus, Hammett foi um dos co-fundadores do grupo de thrash metal em 1979, junto com o colega guitarrista Tim Agnello e o baterista Tom Hunting.
“Tim Agnello era o guitarrista antes de eu entrar, mas o Exodus operou como um power trio, com Tom tocando bateria e cantando por um tempo”, disse Holt em um episódio de Wikipedia: Fact or Fiction, da Loudwire.
O guitarrista acrescentou que conheceu Hammett e se tornou roadie da banda. “Estávamos tocando em festas no quintal para ganhar cerveja de graça”, ele lembrou. “Isso significava beber cerveja e talvez carregar o case da guitarra. Eu não afinei a guitarra, nem toquei nela”.
Holt então contou que Hammett o ensinou a tocar seus primeiros acordes, porque eles desenvolveram uma grande amizade e, seis meses depois, ele se juntou ao Exodus como guitarrista.
“A primeira música [que Hammett] me ensinou… eu realmente não consigo me lembrar. Mas era uma música dos Rolling Stones, me mostrando alguns acordes básicos”, Gary continuou. “Não consigo lembrar qual é, talvez Wild Horses”.
Kirk Hammett deixou o Exodus em 1983 para se juntar ao Metallica após a demissão de Dave Mustaine, e o resto é história. Holt tem sido o principal compositor do Exodus desde então, e também se juntou ao Slayer em 2011 no lugar do falecido Jeff Hanneman.