Ann Wilson, vocalista do Heart, acredita que o impacto da tecnologia na indústria musical piorou. Durante uma conversa com o Trib Live, a cantora declarou que a indústria está “irreconhecível” em comparação com quando sua banda começou, observando que o streaming e os algoritmos mudaram a dinâmica do poder.
“Não parece que esteja nas mãos dos humanos hoje em dia”, opinou Wilson. “Sinto que foi mais ou menos dado aos computadores compartimentar e separar todas as músicas e decidir de qual gênero elas fazem parte e então colocá-las naquele pequeno compartimento”.
“E isso é uma grande diferença porque costumava haver uma ou duas estações de rádio que você podia ligar e esperar até ouvir a música que você amava e aumentar o volume, sabe?”, ela continuou, lembrando que o consumo de música é “muito diferente” agora.
Wilson admitiu ainda que as plataformas de streaming concedam aos artistas uma oportunidade sem precedentes de serem ouvidos por pessoas de todo o mundo, ainda assim, isso tem um custo.
“Isso também tira parte do controle de qualidade”, afirmou a cantora. “Se todo mundo pode fazer um álbum, então o que há de especial nisso? Não sei”.
O Heart iniciou a Royal Flush Tour em abril, uma jornada que promete manter a banda na estrada durante a maior parte de 2024. A turnê, que também apresenta Cheap Trick, é a primeira das irmãs Ann e Nancy Wilson desde 2019.