O ProgPower Europe, um dos mais prestigiados festivais de rock e metal progressivo do mundo, anunciou o Maestrick no line-up de sua 24ª edição, prevista para acontecer nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2024 em Baarlo, na Holanda. A banda rio pretense irá se apresentar no dia 4.
O Maestrick é o único representante do Brasil confirmado na edição, que deve ter apresentações de grandes nomes mundiais do estilo. Já foram anunciadas atrações como The Anchoret (Canadá), Madder Mortem (Noruega), Apotheus (Portugal) e Terra (Itália).
Segundo Fábio Caldeira, vocalista do Maestrick, a participação no ProgPower Europe é um divisor de águas na história da banda. “Trata-se da coroação do início da nova fase da banda, marcada pelo lançamento do disco Espresso Della Vita: Lunare, e também da oportunidade única de estarmos presentes em um dos mais relevantes festivais para o nosso público”, explicou.
Esta não é a primeira incursão do Maestrick na Europa. Em 2019, a turnê do Espresso Della Vita: Solare passou por Suíça, Itália, República Tcheca e Polônia, totalizando nove shows. Em 2012 e 2015, a banda se apresentou nos festivais Lima Prog Fest II, no Peru, e no La Plata Prog, na Argentina, também especializados em rock e metal progressivo.
Para o Maestrick, que carrega grandes influências da música progressiva, tais como Gentle Giant, Yes, Dream Theater, Haken e Symphony X, é um processo natural ter sua música selecionada em eventos segmentados como o ProgPower.
“É fascinante como as possibilidades e variações da música progressiva são infinitas quando respeitam a particularidade de cada artista. Por isso, é extremamente gratificante, espalhar para o mundo a nossa forma de expressão artística, que inclui, na sua essência, esse estilo musical”, completou Caldeira.
A banda segue trabalhando intensamente para o lançamento do álbum Espresso Della Vita: Lunare, previsto para o início de 2025. Em fevereiro, o conjunto lançou o primeiro single do disco, Ethereal, acompanhado de um videoclipe e um jogo temático.
Em julho, o segundo single do Lunare deve ser divulgado. Paralelamente, a banda segue com os ajustes finais das 12 faixas do terceiro disco, que incluirá participações especiais de nomes consagrados do metal mundial.