A história da The Liverbirds, que é considerada a primeira banda de rock feminina do Reino Unido, está amplamente documentada no livro The Liverbirds: Our Life in Britain’s First Female Rock ‘n’ Roll Band.
Um dos ‘causos’ contados pela baixista/vocalista Mary McGlory e pela baterista Sylvia Saunders na obra envolve o compositor e multi-instrumentista John Lennon, dos Beatles.
De acordo com as musicistas, a The Liverbirds foi apresentada aos Beatles no famoso The Cavern Club, antes do apogeu da Beatlemania, mas Lennon foi meio intransigente e teceu um comentário desnecessário, para dizer o mínimo.
“Bob Wooler [apresentador e DJ do The Cavern Club] nos apresentou aos Beatles. Ele disse: ‘estas são as integrantes da Liverbirds, elas serão o primeiro grupo feminino do Reino Unido’. Paul McCartney achou uma ótima ideia e nos apoiou. Lennon, no entanto, foi sarcástico e falou que garotas não tocam guitarra”, relembraram Mary e Sylvia.
“Depois que saímos do camarim, a gente estava bufando de raiva e do atrevimento dele! Nós queríamos provar que ele estava errado. Chegamos a nos perguntar se o que ele disse naquele dia no camarim do Cavern foi para nos testar ou foi para nos provocar a fazer da banda um sucesso; seja como for, fizemos a banda vingar”.
A The Liverbirds ficou em atividade entre os anos de 1963 e 1968 e chegou a gravar dois álbuns de estúdio: Star-Club Show 4 (1965) e More of the Liverbirds (1966). Entre os sucessos estão os sons Why Do You Hang Around Me? e Diddley Daddy.