O produtor de longa data do Metallica, Greg Fidelman, explicou o que James Hetfield tem em comum com o saudoso cantor country Johnny Cash.
Fidelman co-produziu os dois últimos álbuns de estúdio do Metallica, Hardwired… To Self-Destruct (2016) e 72 Seasons (2023), com Hetfield e o baterista Lars Ulrich. Antes disso, Fidelman atuou como engenheiro de som em Death Magnetic (2008), produzido por Rick Rubin, e no álbum de 2006 de Cash, American V: A Hundred Highways, cuidando da mixagem do álbum.
Em uma nova entrevista ao podcast The Metallica Report, o produtor comparou trabalhar com Cash e com o Metallica.
Sobre Cash, Fidelman lembrou de ter ficado impressionado na presença da estrela country e disse (via Loudersound): “Trabalhando com Johnny, ele [tinha] uma vibração de cavalheiro mais velho e muito agradecido, mas ainda [tinha] a lenda, parte dela. Suponho que a parte da pessoa que é a lenda também se resume à pessoa que está se aproximando da lenda; o que eles têm na cabeça.”
Fidelman é então questionado se Hetfield tem a mesma “energia muito rara” de Cash e respondeu: “Eu concordaria, definitivamente”.
“James também é obviamente muito mais jovem do que Johnny era quando o conheci, mas James não é o cara do dedo médio [que as pessoas veem de fora]”, ele elaborou. “No momento em que estou trabalhando com ele, ele já está tentando não ser outra coisa senão apenas um cara. Acho que ele realmente não gostaria disso, mas ele é mais do que isso”.
Continuando a comparar o vocalista do Metallica a Cash, Fidelman acrescentou: “James pode ser muito mais difícil de investigar – é muito fácil trabalhar com ele, para mim, de qualquer maneira – mas para entender o que está acontecendo por dentro… Aí, às vezes é um pouco complicado.”
O Metallica retornará à estrada com sua turnê mundial M72 em maio para uma série de shows na Europa e, em seguida, se apresentará na América do Norte de agosto a setembro de 2024.