Depois que a MTV surgiu, no comecinho da década de 1980, a música passou a ser consumida também pelos olhos; a experiência ficou mais saborosa para alguns fãs, já que podiam ver na TV a imagem de seus heróis da música.
Algumas pessoas iam além e já deixavam uma fita VHS no ponto para gravar os vídeos e a programas favoritos para poder curtir depois com os amigos. Para os padrões de hoje em dia, era uma época essencialmente analógica, mas, mesmo assim, muito prazerosa para quem tinha intimidade com a música.
Em tal época, alguns videoclipes ganharam mais fama e atenção do que outros materiais audiovisuais; fosse pelo cunho humorístico, efeitos especiais ou pelo teor pesado dos clipes, a molecada curtia muito e investia muitas horas na frente da televisão.
Com isso, queremos relembrar 5 icônicos videoclipes dos anos 80, época em que o rock e o metal eram unha e carne com a TV.
1 – Metallica – One
A canção é inspirada no romance de Dalton Trumbo, Johnny Vai à Guerra, de 1939, e versa sobre a agruras de um soldado durante a Primeira Guerra Mundial. O clipe da música, produzido por Mike Salmon e Bill Pope, conseguiu captar o quê angustiante da letra e reveza entre imagens da banda e cenas de médicos, sala de cirurgia e hospital. Absolutamente arrepiante!
2 – Iron Maiden – Can I Play With Madness
Filmado na Abadia de Tintern e nas Cavernas de Chislehurst no Reino Unido, o clipe tem mago, bola de cristal, Eddie, profeta, castelo e a participação de Graham Chapman, ator famoso por ter participado do programa Monty Python. Era impossível não rebobinar o VHS para assistir o clipe quantas vezes fosse possível – ou até a mãe reclamar que não aguentava mais ouvir a música e que era para colocar outra coisa para tocar.
3 – Twisted Sister – We’re Not Gonna Take It
O vídeo é hilário e mostra um cidadão de bem, interpretado por Mark Metkalf que queria proibir um dos filhos de ouvir rock n’ roll. Na mesma pegada dos planos infalíveis do Cebolinha, o patriarca vê todos os seus intentos caírem por terra e ficando com cara de pateta – o que todo cidadão de bem já tem por natureza, diga-se de passagem.
4 – Twisted Sister – I Wanna Rock
O material audiovisual de I Wanna Rock faz par com o de We’re Not Gonna Take It, visto que a pegada é a mesma e é estrelado também por Mark Metkalf. No lugar de papai autoritário, o ator agora ataca de professor linha dura que quer colocar a garotada numa espécie de regime militar. Lógico que tudo dá errado porque os moleques querem é rock, uai!
5 – KISS – Lick It Up
O que o clipe de Lick It Up tem debrega, tem de sensacional! A vibe Mad Max de boutique paira no ar durante todo o vídeo; há garotas saindo bueiro, bota de oncinha, danças pseudo sensuais de Paul Stanley e banquete com a mulherada. Era a banda Beijo mergulhando com tudo no modus operandi oitentista.