Além dos filmes de super heróis, as cinebiografias de bandas e artistas de rock n’ roll e heavy metal têm garantido muitos milhões de dólares ao mercado cinematográfico. De Freddie Mercury (Queen) a Elvis Presley, de Elton John e Johnny Cash, de Ray Charles a Mötley Crüe, a indústria do cinema tratou de dar sua versão aos citados nomes da música.
Em 2001, bem antes de se tornar um filão hollywoodiano, o longa Rock Star chegou nas telonas vagamente baseado na jornada de Tim “Ripper” Owens no Judas Priest. O filme foi dirigido por Stephen Herek e estrelado por Mark Wahlberg e Jennifer Aniston.
Em 2022, Tim falou sobre o filme em entrevista à revista Rolling Stone: “Eles [os produtores] entraram em contato comigo com interesse em minha história de vida. Acabei concordando com a ideia.
Os caras do Judas Priest viram o rascunho do filme e não curtiram. Falaram que eu não podia fazer o filme, porque eles iam parecer velhos e tinham medo do que fosse aparecer na história. Os produtores acabaram mudando algumas coisas no enredo para que não precisassem nos pagar direito autoral”.
Owens continuou: “Eu vi o filme e havia semelhanças já que se tratava de um cantor tributo que forma uma banda. Acho que a maneira como eles retrataram os membros da banda foi bastante precisa, mesmo que parecessem diferentes.
Mesmo assim, ficou com cara de um filme tipo Spinal Tap. Um filme sério teria sido muito melhor. Eles simplesmente colocaram todos os clichês: sexo, drogas e rock n’ roll. Isso não era o que existia na época. Não era isso que estava acontecendo”.
O cantor sentiu que liberdades desnecessárias foram tomadas em sua história. “Minha mãe foi diagnosticada com esclerose múltipla naquele ano. Havia tantas coisas acontecendo. Eu também não era tão fã maluco, e eu não fazia parte de banda tributo ao Judas Priest naquela época.
Eu estava no ensino médio, quando tinha pôsteres deles na parede. Na idade adulta, eu já estava trabalhando e não andava por aí fantasiado. Eles me fizeram parecer um fã que ficava perseguindo o ídolo”.
Rock Star garante o entretenimento e vale mais ainda ser assistido pela presença ilustre do guitarrista Zakk Wylde; do baterista Jason Bonham e o baixista Jeff Pilson na fictícia banda Steel Dragon.