O ex-guitarrista do Iron Maiden, Dennis Stratton, concedeu uma entrevista ao site Metal Express Radio e refletiu sobre a gravação do hit Phantom of the Opera. Na conversa, Stratton afirmou que teve embate com Rod Smallwood, empresário da banda, sobre o arranjo da canção.
Dennis comentou: “Eu usava o pouco tempo livre que tínhamos no estúdio para criar algumas coisas sozinho; eu fazia umas harmonias de guitarra e, às vezes, uns backing vocals, assim eles podiam escolher o que usar, manter ou tirar das canções.
Na parte da música que diz: ‘…You haunt me, you taunt me / You torture me back…’ – eu propus ao engenheiro de som fazermos um grande refrão, na pegada de Queen.
Mas eu sabia que isso nunca rolaria porque é o Iron Maiden; mesmo assim, colocamos algumas camadas na música: uma mais alta, uma mais baixa, uma faixa intermediária, contudo, eu não percebi que Rod Smallwood havia entrado no estúdio e estava atrás de nós.
Então, enquanto estávamos ouvindo o trabalho, ele veio todo bravo mandando a gente se livrar daquele material. Ele disse que estava soando como o Queen, e eu respondi que essa era a intenção”.
Os embates com Rod Smallwood e Steve Harris, líder e baixista do Maiden, colaboraram para a demissão de Dennis Stratton da banda, em outubro de 1980. Adrian Smith foi o seu substituto e o resto, como dizem, é história.
A versão original de Phantom of the Opera, sem as ideias mirabolantes de Stratton, pode ser curtida aqui: