Blaze Bayley concedeu uma longa entrevista ao canal The Metal Command e falou sobre seu período no Iron Maiden e sobre a relutância de alguns fãs em curtir seu trabalho ao lado do grupo britânico.
Cabe relembrar que a parceria entre Blaze Bayley e a Donzela de Ferro foi entre os anos de 1994 e 1999, rendendo dois álbuns de estúdio: The X Factor (1995) e Virtual XI (1998) – além da coletânea Best of the Beast, lançada em 1996, que contou com o single inédito Virus.
Blaze disse: “Alguns fãs falam o seguinte: ‘Tenho todos os álbuns do Iron Maiden, mas os que não ouvi são The X Factor e Virtual XI’. Mas tem gente que está descobrindo os álbuns agora. The X Factor tem músicas incríveis, mas o som é bem dark e a maneira como foi produzido não soa tão acessível como alguns outros álbuns do Maiden”.
Bayley continuou: “Você tem que estar sintonizado com as coisas que estão acontecendo, assim você pode chegar à música. Acho que isso tenha sido um problema na época. O disco é muito dark e bem diferente dos sons que vieram antes.
O cantor encerrou afirmando: “Mas as pessoas conseguiram encontrá-lo. Além disso, a cultura de cada país influenciou na recepção do disco. Na Suécia e na Espanha, por exemplo, as pessoas amaram The X Factor e Virtual XI tanto quanto qualquer outro álbum do Maiden. Já em outros lugares, as pessoas não receberam bem assim”.
A entrevista completa está disponível aqui:
E por falar em Blaze Bayley, o novo álbum de estúdio do cantor, intitulado Circle Of Stone, será lançado no dia 23 de fevereiro. O disco é o sucessor de War Within Me, trabalho lançado em abril de 2021.
Track listing de Circle Of Stone:
01. Mind Reader
02. Tears In Rain
03. Rage
04. The Year Beyond This Year
05. Ghost In The Bottle
06. The Broken Man
07. The Call Of The Ancestors
08. Circle Of Stone (feat. Niklas Stålvind)
09. Absence
10. A Day Of Reckoning
11. The Path Of The Righteous Man
12. Until We Meet Again