O corpo do tecladista Keith Emerson, que morreu no ultimo dia 10, passou por autópsia, em Los Angeles, e, de acordo com o relatório, a morte dele foi mesmo suicídio. As informações são da agência Associated Press. Emerson, um dos fundadores do grupo Emerson, Lake & Palmer, tinha 71 anos e morreu com um tiro na cabeça. O relatório ainda diz que Emerson sofria de um problema cardíaco.
A notícia da morte foi confirmada pela página oficial da banda no Facebook na última sexta, 11. “Nós lamentamos em anunciar que Keith Emerson morreu ontem à noite na casa dele, em Santa Monica, L.A., aos 71 anos”, diz o comunicado. “Pedimos que a privacidade e o pesar da família sejam respeitados.”
Carl Palmer também falou sobre a morte do amigo. “Estou profundamente triste em saber da morte do meu bom amigo e irmão na música, Keith Emerson”, disse ele, acrescentando que Keith “tinha uma alma gentil, cujo amor pela música e a paixão pela performance como tecladista permanecerão inigualáveis por muitos anos.”
“Ele foi um pioneiro e um inovador, com uma genialidade musical que emocionou a todos nós, no universo do rock, da música clássica e do jazz”, continuou Palmer. “Sempre me lembrarei dele com um sorriso caloroso, bom senso de humor, desenvoltura como showman e dedicação ao ofício musical. Sou muito sortudo por tê-lo conhecido e ter feito a música que fizemos, juntos. Descanse em paz, Keith.”
Depois de descobrir as teclas do Hammond e do Moog na adolescência, Keith Emerson se tornou um dos maiores tecladistas da geração dele, primeiro como integrante do Nice e depois do supergrupo progressivo, Emerson, Lake & Palmer.