Mike Shinoda revelou a influência que Rage Against The Machine teve em uma das músicas mais queridas do Linkin Park. Em entrevista ao The Allison Hagendorf Show em novembro, Shinoda descreveu o momento em que deu a Chester uma sugestão que teria um grande impacto na marca registrada da banda nu metal, One Step Closer.
“Chester e eu estávamos na sala, tentando descobrir isso, e eu disse a ele: ‘O que você acha de apenas dizer: ‘Cale a boca!”, explicou Shinoda. “Ele ficou tipo, ‘Só isso?’ e eu disse, ‘Não, você poderia gritar, mas só isso, nada maior. Você conhece aquela música do Rage Against The Machine, ‘Foda-se, não farei o que você me diz!’ [Killing In The Name]? Assim!'”. E então, o saudoso vocalista do Linkin Park ficou muito animado com a ideia.
“’Essa parte do Rage é tão icônica, e eu quero fazer algo assim quando tocarmos no The Roxy; as pessoas vão destruir o lugar’. Ele disse, ‘Essa é a parte’, e nós dois soubemos imediatamente que essa era a melhor parte da música, seria incrível”, Shinoda disse.
E continuou: “Dissemos a Don [Gilmore, produtor do Hybrid Theory], entramos no estúdio e pensamos: ‘Encerre isso. Aquela coisa de guitarra que vocês estão fazendo? Pare. Ligue o microfone, você tem que ouvir isso’. Colocamos Chester no microfone e o primeiro take… não sei se mantivemos o primeiro take, mas o primeiro take foi exatamente o que sentimos quando você ouve a música, e Don surtou! Ele estava correndo pela sala”.
Mike Shinoda speaks on Rage Against the Machine’s influence on the bridge to “One Step Closer” (2023) pic.twitter.com/BsJtpNrg6m
— crazy ass moments in nu metal history (@numetal_moment) January 7, 2024
Lançado como single de estreia do Linkin Park em 29 de agosto de 2000, One Step Closer alcançou a posição número 3 na Billboard Rock & Metal Chart dos EUA. Já Hybrid Theory chegaria dois meses depois, tornando-se o álbum de estreia mais vendido do século XXI.