Countdown to Extinction é o quinto álbum de estúdio do Megadeth; o disco conta com a formação mais celebrada pelos fãs, que consite em Dave Mustaine (vocal e guitarra), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria).
O trabalho, que tem como destaque sons como Symphony of Destruction, Sweating Bullets e Skin o’ My Teeth, vendeu mais de três milhões de cópias em redor do mundo e conquistou boas colocações nas paradas de sucesso.
Na concorrida Billboard, por exemplo, Countdown to Extinction alcançou a segunda posição em 1992, perdendo apenas para o artista country Billy Ray Cyrus.
No entanto, Mustaine ficou bravo com a segunda posição na Billboard. Em 2011, durante uma entrevista ao jornal The A.V. Club, Dave falou sobre sua insatisfação com o segundo lugar na parada de sucesso.
“Quando vi os resultados, fiquei furioso. Eu não estava sentado e pensando: ‘sim, é bom estar em segundo lugar’. Eu queria o primeiro lugar, nós estávamos lutando por isso. E o pior de tudo era o cara com quem estávamos brigando. Era Billy Ray Cyrus, o cara da música Achy Breaky Heart.
Aquelas donas de casa gordas do meio-oeste, e esse cara com esse corte de cabelo estranho, colocaram essa música lá no topo. Essa música ressoou no povo americano, as pessoas acreditaram nela, e não havia como quebrar isso”.
Conheça a música-algoz do Megadeth:
Já o hit de Countdown to Extinction, Symphony of Destruction, pode ser curtido neste outro player: