Na segunda metade da agitada década de 1990, o Metallica mudou completamente seu som e seu visual. Os caras deixaram para trás o riffs e solos afiados e passaram a incorporar elementos mais alternativos em sua música.
Além disso, foi a época em que os músicos deram uma mudada violenta no look: saíram as longas madeixas e entraram os cortes curtos; alguns integrantes foram além e passaram aderir a delineadores e esmaltes.
Em 2016, o frontman James Hetfield conversou com o site So What! e falou sobre todas essas mudanças. Segundo o Papa Het, o novo corte de cabelo e o direcionamento musical dos álbuns Load e ReLoad foram ideias de Lars Ulrich e Kirk Hammett.
James disse: “Honestamente, foi um momento da minha vida em que eu estava me afastando, eu estava tentando deixar as coisas acontecerem e recuei um pouco. Um dos resultados foi a arte, a sessão de fotos e a capa de Load e ReLoad.
Hetfield acrescentou: “Eu estava cansado de brigar, então eu meio que deixei as coisas acontecerem. Lars e Kirk estavam comandando o Metallica. Foi o que acabou rolando na época”.
Em 2009, falando sobre o mesmo tema com a Metal Hammer, o vocalista e guitarrista do Metallica disse o seguinte: “Acho que Cliff [Burton – baixista da banda morto em 1986] provavelmente teria se aliado a mim contra a tentativa de sermos uma versão metal do U2 e contra o direcionamento de Load e ReLoad.
Há músicas ótimas nesses discos, mas o visual e algumas outras coisas foram desnecessárias, pois diluíram a potência do Metallica. Acho que Cliff teria concordado comigo”.