O baterista do Sleep Token, conhecido apenas como II, concedeu a primeira entrevista em vídeo da banda. A conversa aconteceu no Drumeo, plataforma de treinamento de bateria, onde II falou sobre suas influências e estilo de tocar, além de apresentar algumas músicas do grupo britânico.
Considerando que a música do Sleep Token atrai comparações com bandas clássicas de metal alternativo, como Slipknot e Deftones, não é surpresa que II tenha citado os bateristas desses grupos entre suas principais influências.
“Hoje em dia, eu descreveria meu estilo de tocar como uma mistura daquela assinatura de Abe Cunningham, inspirada no Deftones, um tipo de groove mais pesado com uma influência gospel de estilo linear”, ele disse.
E acrescentou: “Quando comecei a tocar, eu – como muitos outros da minha geração – gostava muito de bateristas como Joey Jordison, Matt da banda Mudvayne, e músicos de velocidade mais extrema, como Derek Roddy”.
Um dos aspectos mais notáveis do Sleep Token é o seu som multifacetado e, embora suas inclinações mais pesadas tenham tornado a banda querida pelos fãs de metal e gótico, elementos de R&B, eletrônica e pós-rock são igualmente presentes na música do grupo, especialmente no aclamado álbum Take Me Back to Eden. de 2023.
“Eu sempre me inspirei pessoalmente na cena dance music do Reino Unido”, elaborou II. “E ouvir especificamente vários subgêneros de drum and bass me permite incorporar traços estilísticos desses gêneros em meu vocabulário como baterista”.
Ele continuou: “Também sou um grande fã de R&B e pop, o que influenciou minha forma de tocar. Eu cresci tocando principalmente metal, então o próximo passo óbvio para mim foi misturar esses outros estilos com uma forma de tocar mais pesada para adicionar versatilidade às minhas partes de bateria”.
Confira a entrevista completa abaixo: