O Rock in Rio, em sua celebração de 40 anos, está prestes a surpreender o público com uma novidade extraordinária à Cidade do Rock: o Global Village.
Este novo espaço de entretenimento é uma expressão tangível do compromisso contínuo do festival com a paz e por um mundo melhor, ressaltando a diversidade, a música global e a multiplicidade cultural.
A nova área, que deve ocupar 7.500 m2 da Cidade do Rock, vai proporcionar uma experiência imersiva totalmente inédita no festival, contando com uma robusta cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo — onde as pessoas poderão andar por uma longa via, entrar em lojas e experimentar as riquezas gastronômicas de diversos países.
Fazendo jus a toda a grandiosidade deste espaço, a organização também anunciou que Angelique Kidjo, duas vezes vencedora do Grammy Awards na categoria Best Global Music Album, será a embaixadora do Global Village.
A artista é a primeira artista confirmada para se apresentar no palco da nova área. O festival também entra na contagem regressiva para a data da venda do Rock in Rio Card, ingresso sem data pré-definida que garante a entrada no Rock in Rio 2024 antes mesmo da confirmação de todas as atrações.
Ela acontece no dia 07 de dezembro, às 19h. A partir desta edição, os ingressos serão vendidos exclusivamente pela plataforma da Ticketmaster Brasil. O Rock in Rio está marcado para os dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
“Este espaço vai encantar e emocionar as 700 mil pessoas que estarão na Cidade do Rock durante o Rock in Rio no ano que vem. Para esta, que é uma edição especial para nós, estamos preparando uma experiência nunca antes vista no festival.” afirmou Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town, empolgado com a nova área.
“A Cidade do Rock desde sempre representou o que acreditamos ser um Mundo Melhor: respeito à diversidade, valorização das conexões, grandes emoções coletivas vividas ao vivo, atitude consciente com o meio ambiente e com as pessoas, clima de paz independente das diferenças, celebração e energia positiva em torno da música, arte e cultura.
Trazer o Global Village para o Rock in Rio é também uma forma representar o nosso desejo de que toda essa atmosfera de mundo melhor da Cidade do Rock transborde globalmente. É um manifesto pela paz em um local onde o mundo inteiro vai se conectar.
Como diz a nossa música, no Global Village estaremos todos em uma só direção e vamos além seguindo o mesmo propósito: a paz.” finalizou Roberto Medina.
Cenografia inovadora, gastronomia e ritmos culturais vão tirar o fôlego dos fãs do festival
O Global Village propõe uma fusão única de culturas e se inspira em arquiteturas icônicas de cada continente, celebrando a riqueza cultural de todo o mundo. Este local não é apenas uma extensão da Cidade do Rock; é um manifesto pela paz e a união será o grande mote, valorizando a diversidade e promovendo a energia positiva que caracteriza o espírito do Rock in Rio.
Edificações famosas e icônicas dos seis continentes foram a inspiração para a criação da cenografia do Global Village. Ana Biavaschi, diretora de Rockreators da Rock World, explorou a essência de cada continente ao conceber a cenografia deste espaço: “Num mundo onde a cultura transborda, nossa equipe se inspirou em monumentos icônicos globais, ricos em representatividade para suas respectivas culturas, para dar vida a este inovador espaço na Cidade do Rock.
O Global Village será caracterizado por uma cenografia inovadora, elevando a experiência do festival a novos patamares. Uma atmosfera mágica será cuidadosamente tecida, prometendo encantar todos que percorrerem esse espaço único na Cidade do Rock. As pessoas vão se sentir abraçadas e envolvidas pela cenografia do Global Village”, concluiu.
O Global Village vai proporcionar ao público uma experiência cenográfica imersiva: as pessoas vão poder caminhar por suas ruas e vielas, entrar em seus espaços e assistir aos shows e performances variadas, além de apreciar uma rica gastronomia de cada local ali representado.
Bares, pubs e restaurantes — entre eles uma loja de doces e chocolates com apresentação de pianista, um pub com shows de jazz e um boteco com roda de samba — estarão no interior de cada casa, proporcionando uma interatividade nunca antes vista no Rock in Rio.
Para que todos possam desfrutar de uma experiência mágica, sofisticada e exclusiva, será necessário fazer um agendamento prévio para entrar e consumir nos bares e restaurantes. Juntos, todos esses elementos — a cenografia, a gastronomia e os ritmos diversos misturados — mostram justamente que as diferenças são ricas e tornam nosso mundo muito melhor. Uma união mais do que bem-vinda.
Embora o projeto ainda esteja em fase de implantação, estima-se que o Global Village ocupará aproximadamente 7.500m² na Cidade do Rock. O palco, com 18,50m de altura e 35m de comprimento, será uma estrutura impressionante, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
Angelique Kidjo é a embaixadora e primeira atração confirmada do Global Village
O palco Global Village terá a honra de receber Angelique Kidjo, renomada artista africana e vencedora do GRAMMY Awards de Melhor Álbum de World Music. Kidjo atuará não apenas como a primeira atração confirmada, mas também como embaixadora deste espaço que celebra a união, a paz e a convivência pacífica entre todos nós, independente de nossas diferenças.
“Eu acredito que o Global Village será emocionante, no palco ele terá música de todos os lugares do planeta e está dedicado a apenas isso. Para mim, eu vejo como se pessoas de todo mundo estão vindo para o Brasil para encontrar um lar. É isso que essa vila é para mim. Eu sou uma grande crente de que a música é a ponte construtiva da nossa sociedade.
Eu não consigo imaginar nenhuma sociedade sem cultura ou sem música. E nós temos ambos à nossa disposição. No contexto que estamos vivendo hoje, onde estamos tão divididos, tão polarizados, a única coisa que eu acredito, do fundo do meu coração, que consegue nos unir e acabar com esse absurdo de ódio, é a música. Não podemos ter inimigos vindo de pessoas do mesmo país, do mesmo planeta. Somos guardiões um do outro.
Eu não entendo por que sempre que algo acontece, nós recorremos a violência. Por que não podemos usar nossas habilidades de diálogos? Somos inteligentes o suficiente? Estamos envolvidos o suficiente? Somos humanos o suficiente para resolver nossas diferenças sem brigas. Essa é a questão que tenho para esse mundo.
O senso comum é a música. Esse é o propósito do Global Village. É um espaço para oferecer oxigênio, descobertas, discussões, respeito. Nós precisamos disso. Mais do que qualquer coisa”, contou Angelique Kidjo.
Cinco vezes vencedora do Grammy, Angélique Kidjo é uma das maiores artistas da música internacional, com uma força criativa que resultou em quatorze álbuns em seu nome. A Time Magazine a chamou de “primeira diva da África” e a nomeou uma das pessoas mais influentes no mundo em 2021.
A BBC, Forbes e o The Guardian destacaram sua importância para o povo do continente africano. Vencedora de diversas premiações, ela já conquistou o Crystal Award 2015, concedido pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o Prêmio Embaixador da Consciência da Anistia Internacional, de 2016, e o Prêmio Alemão de Sustentabilidade 2018.
Como performer, sua voz marcante, presença de palco e fluência em múltiplas culturas e idiomas conquistaram o respeito de seus colegas e expandiram seus seguidores para além de suas fronteiras. Kidjo poliniza as tradições da África Ocidental de sua infância em Benin com elementos de R&B, funk e jazz americanos, além de influências da Europa e América Latina.
Angelique também advoga em nome das crianças como Embaixadora da UNICEF e da Oxfam Internacional. Ela criou sua própria fundação de caridade, Batonga, dedicada a apoiar a educação de meninas na África.