O guitarrista finlandês Teemu Mäntysaari (Wintersun, Smackbound) é assumidamente o novo braço de direito de Dave Mustaine no Megadeth. O garotão está no lugar do brasileiro Kiko Loureiro (ex-Angra, ex-Dominó), que precisou se ausentar dos compromissos do big four para cuidar de questões familiares.
Como Teemu é o novo guitar hero do Megadeth, o site oficial do grupo adicionou uma detalhada ficha técnico do rapaz, com direito a informações da vida pessoal e, até mesmo, as preferências de comida e lazer.
As curiosidades sobre a vida pessoal e amorosa de Mäntysaari a gente deixa para os programas vespertinos e veículos de imprensa que adoram uma fofoca. O nosso foco é no quesito musical, sendo assim, vamos esmiuçar os equipamentos usados pelo finlandês e de bônus citar seu álbum de metal favorito.
Teemy é patrocinado pela gigante japonesa Ibanez; embora seja apadrinhado pela empresa, ele não tem um modelo signature como seu antecessor. O músico usa modelos como LACS RGA, LACS RGR, RGA622XH, RGR5220M e RGR652AHBF – todas de seis cordas.
As palhetas são da marca Dunlop Ultex Sharp com espessura de 1.0, ou seja, é dura, mas reserva uma certa maleabilidade o que colabora para sessões rítmicas e um ataque mais preciso. As cordas são da D’Addario NYXL, linha de alto padrão da empresa; o calibre varia entre 10-52 e 10-54, devido a afinação do instrumento.
A sessão de amplificadores é uma bem-vinda alquimia musical, com modelos da Neural DSP Quad Cortex, Mesa, Marshall, Friedman e Fortin; os produtos das citadas fabricantes são usados pela maioria de bandas de rock e metal que demandam peso, profundidade e definição em seus sons.
Já nos gabinetes, Mäntysaari prefere o jogo ganho, colocando a dupla da pesada Mesa e Marshall para fazerem o trabalho de esquentar os sons e timbres.
Alguns registros amadores de Teemu ao vivo podem ser conferidos logo abaixo:
Como uma última curiosidade, Teemu tem como álbum de cabeceira o Holy Diver, do Dio – primeiro trabalho solo de Ronnie James Dio lançado em 1983. Sons como a faixa-título e Rainbow In The Dark são alguns dos pontos altos do trabalho.
Ja ja a Ibanez faz um modelo dele…