Na segunda metade da década de 1980, o baixista Jason Newsted saiu da posição de fã do Metallica para integrante oficial do grupo. O músico supriu a vaga deixada por Cliff Burton, morto em um trágico acidente com o ônibus de turnê da banda, em 27 de setembro de 1986.
Era pressão de todos os lados: banda, empresários, fãs, mídia, etc. Mas, apesar de todos os perrengues e pegadinhas impostos por James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Kirk Hammett (guitarra) e Cia, Jason mostrou seu potencial e marcou seu nome na história da música pesada.
O ex-baixista do Megadeth, David Ellefson, falou sobre o trabalho de Jason Newsted no Metallica, durante entrevista no podcast Drinks With Johnny, que é apresentado pelo baixista do Avenged Sevenfold, Johnny Christ,
Ellefson disse: “Eu conheci Jason na época em que ele estava no Flotsam and Jetsam, eles sempre abriam para nós quando passávamos por Phoenix. Depois, ele conseguiu a vaga no Metallica.
A pressão em cima dele só aumentava. Uma coisa é ser fã de alguém, mas tudo muda quando você se torna o cara novo, você é colocado na berlinda.
Jason era um músico diferente de Cliff! Ele tocava com palheta e tal; é um outro estilo de som e playing. A forma que ele trabalhou em Black Album, por exemplo, o Metallica nunca tinha feito aquilo. Mudou o som de baixo do grupo. Ele deixou o som bem quente e vivo”.
O longo bate-papo está disponível aqui:
Jason Newsted foi baixista do Metallica de 1986 a 2001 e gravou cinco álbuns de estúdio com a banda: …And Justice for All (1988); Metallica (1991), apelidado de The Black Album; Load (1996); ReLoad (1997) e Garage Inc. (1998). Além disso, participou de trabalhos ao vivos como Live Shit: Binge & Purge (1993) e S&M (1999).