“As pessoas têm medo de falar sobre a morte”, diz Andreas Kisser

O guitarrista Andreas Kisser (Sepultura) é viúvo da produtora Patrícia Perissinoto Kisser, que morreu em julho do ano passado (2022), aos 52 anos, por conta de um câncer de cólon. Com Patrícia, Andreas teve três filhos: Yohan, de 26 anos, Giulia, de 28, e Enzo, de 18.

Kisser ficou ao lado da companheira durante toda seu tratamento contra a doença, dessa forma passou por diversas questões delicadas ligadas ao tratamento e morte de Patrícia.

Em entrevista ao podcast Sense Music Media, o músico falou brevemente sobre a experiência e comentou que as pessoas têm medo de falar sobre morte.

“A experiência de perder a Patrícia me ensinou tudo sobre a vida. Foi uma experiência tão grande que comecei um movimento logo depois que ela faleceu, porque percebi, depois que tudo aconteceu, o quão despreparado o cidadão brasileiro é para lidar com aquela situação.

Nós não só não falamos sobre a morte, mas temos que lidar com tantas coisas burocráticas que não somos estimulados a aprender e a falar com a nossa família sobre o tema, sobre a eutanásia, sobre o suicídio assistido, sobre o testamento e tudo mais que tem a ver com a morte como funeral, seguro, imposto e tudo mais.

Eu comecei esse movimento porque quero estimular as pessoas aqui no Brasil a falarem sobre o assunto com seus entes queridos, com sua família, com seus filhos, com seus pais, com seus amigos, porque Patrícia falava sobre isso de uma forma muito natural.

Desde que nos conhecemos, ela falava: ‘Quando eu morrer, não me coloque no caixão sem meu travesseiro, sem meu cobertor e sem meu pijama. Não quero ficar com frio’. A gente ria, mas, quando aconteceu, todos nós sabíamos o que ela queria.

Neste momento, eu percebi que era muito reconfortante realizar ali o desejo da pessoa que você mais ama, percebi que precisamos conversar sobre a morte. É a forma de nos sentirmos mais tranquilos, de nos sentirmos mais vivos, inclusive de aceitar a finitude da vida, de aceitar o fim”.

A conversa na íntegra pode ser assistida no player a seguir:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)